Unifeso - Simulação de um grande acidente mobiliza calouros de Medicina e viraliza nas redes sociais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Simulação de um grande acidente mobiliza calouros de Medicina e viraliza nas redes sociais

19-09-2023

Aprender na prática, desde o primeiro período, é um grande diferencial do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) na sua metodologia de ensino. Articular este processo de ensino-aprendizagem às demandas sociais é uma grande virtude e conquista que, ao longo dos mais de 50 anos de curso de Medicina, o Unifeso vem semeando e, com isso, expandindo a sua atuação.

No dia 15 de setembro, os calouros do curso foram surpreendidos com uma cena inusitada: carros acidentados e múltiplas vítimas, com ferimentos diversos, espalhadas pelo chão. Coube aos novatos prestar os primeiros socorros aos pacientes. Assim é o “Grande Acidente”, a primeira atividade prática para os estudantes do primeiro período do curso de Medicina, que não acontecia desde a pandemia, e que este ano ocorreu no pátio do campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto. A ação foi filmada pelo público que assistia à cena, e o vídeo viralizou em perfis das redes sociais, acumulando mais de 5,5 milhões de visualizações.

O Grande Acidente é uma atividade de cunho pedagógico, que integra o conteúdo curricular de atendimento pré-hospitalar. Na atividade, os calouros são surpreendidos com uma situação de emergência com diferentes casos clínicos e entram na simulação com o papel de realizar o primeiro atendimento aos acidentados. “O Grande Acidente está de volta com tudo! Realizamos a atividade de 2005 a 2020, sempre ousando e trazendo novidades, e retomamos este ano. O objetivo é construir o conhecimento prático e teórico diante da cena de um grande acidente de trânsito. Para realizar a simulação, tivemos a colaboração de todos os setores da Instituição; o trabalho foi muito coeso. Teremos muitas cenas e materiais pedagógicos pra trabalhar”, explicou Cláudia Ribeiro, professora do curso de Medicina.

Ela disse que a atividade será desdobrada no Confeso, o Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso. “Teremos uma conferência com o Samu e com o Corpo de Bombeiros para discutir a cena que foi gravada. Depois os estudantes farão um minicurso de atendimento pré-hospitalar”, adiantou a professora.

As "vítimas” da cena foram interpretadas pelos estudantes do segundo período do curso. As reações, as abordagens, as condutas e todo o cenário são filmados. O conteúdo é utilizado, ao longo do período, para demonstrar aos novatos os erros e os acertos dos atendimentos e como reagir e se comportar corretamente nestas situações. “Esta atividade é muito interessante para que os estudantes já entrem no cenário de prática e já conheçam as habilidades que devem ter para avaliar e socorrer os pacientes”, disse a estudante Fernanda Coelho Velano, uma das “vítimas” do segundo período do curso de Medicina, que relatou sentir um certo medo de cair da maca quando foi carregada pelos calouros.

A simulação, este ano, contou com a participação dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de estudantes do internato médico, que demonstraram como os procedimentos de atendimento a vítimas de trânsito devem ser executados. “Nós não sabíamos muito bem como a simulação seria, então foi uma surpresa. Não me senti preparada para fazer esse atendimento, pois nunca vivi algo parecido, mas acho que é uma dinâmica muito importante, principalmente para o pessoal que está no primeiro período, porque já temos contato com a prática. O coração fica apertado, ficamos nervosos porque não sabemos como lidar com a situação e nem o que fazer, mas, através do conhecimento que adquirimos nas primeiras aulas de semiotécnica, tentamos fazer o melhor no resgate aos pacientes”, contou a estudante Carolina Jansen de Melo.

Michael Vinícius da Silva, calouro do curso de Medicina, concorda. “Vim preparado para a dinâmica, mas quando me deparei com a situação fiquei perdido. É algo que abre a nossa mente e nos faz refletir que, de fato, podemos passar por uma situação como essa. É uma atividade muito legal, o coração fica acelerado”, destacou o aluno, que também é técnico de Enfermagem do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e que participou da simulação após 36 horas de plantão.

Vestibular com inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular de Medicina 2024 do Unifeso estão abertas. Os candidatos podem participar do processo seletivo do vestibular ou optar pelo aproveitamento dos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Saiba mais.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.