O perfil das pessoas interessadas na graduação em Medicina são aquelas com afinidade pela área da saúde (completo bem-estar físico, mental e social) e com forte interesse científico, ético e humanístico,
aberto a nova visão do atendimento para a assistência e gestão da saúde individual, respeitando os programas de segurança do paciente e dos profissionais de saúde, além daqueles que almejem desenvolver-se
academicamente para trabalhar em docência, pesquisa, gerenciamento e inovação, com vistas a empreender e influenciar as práticas de saúde.
O médico graduado no UNIFESO tem formação que permite ser complementada no Brasil ou no exterior, com uma grande diversidade de atuação em ambientes organizacionais, tanto nas iniciativas público e privada. Ele estará inserido em áreas:
» Área Assistencial Clínica
• cardiologia
• neurologia
• medicina de família e comunidade
• pediatria
• entre outras
» Área Assistencial Cirúrgica
• cirurgia plástica
• cirurgia geral
• neurocirurgia
• cirurgia cardíaca
• entre outras
» Área Assistencial Diagnóstica
• radiologia
• medicina laboratorial
• anatomia patológica
• entre outras
Além das áreas assistenciais, poderão atuar na:
» Docência
» Pesquisa
» Gestão em Saúde
O curso utiliza estrutura diferenciada, que conta com:
» Espaços de Aprendizagem Teóricos:
• espaços especiais de tutoria (para atuação em pequenos grupos)
• salas de aula tradicionais (amplas e bem equipadas)
• bibliotecas (com mais de 70.000 títulos em seu acervo físico e virtual, acessível em ambiente online)
• periódicos de interesse médico
• acervo nos cenários de prática (para consultas e pesquisas in loco)
• suporte em AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem
» Laboratórios de prática
• Laboratórios de Ciências da Saúde:
° anatomia
° anatomia patológica
° bioquímica
° biotério
° farmacologia
° fisiologia
° imunologia
° histologia
° microbiologia
° parasitologia
° entre outros
• Laboratórios de Habilidades
° manequins com softwares que simulam as condições clínicas de um paciente real
° manequins para manipulação e treinamento nas mais diversas situações médicas
» Cenários Reais de Prática (lógica da IETC - Integração Ensino, Trabalho e Cidadania):
• Próprios e Conveniados:
° HCTCO - Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano do UNIFESO
° Unidade Ambulatorial do UNIFESO
° creches e escolas municipais
° asilos
° CAPS - Centros de Assistência Psicossocial dos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Carmo
° UBSF - Unidades Básicas Saúde da Família do município de Teresópolis
° CSF - Clínicas de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro
° HFB - Hospital Federal de Bonsucesso no município do Rio de Janeiro
° empresas do município de Teresópolis (saúde do trabalhador)
° Hospital Municipal José Rabello de Mello no município de Guapimirim
O curso foi concebido para integrar a infraestrutura institucional, o projeto pedagógico, os cenários de práticas e o corpo docente de forma a promover um ambiente que viabilize a aprendizagem significativa para uma formação
científica, crítica e reflexiva, com valores éticos e humanísticos.
Um médico capaz de oferecer atenção integral e contínua aos problemas de saúde da população, com competência técnico-científica, responsabilidade,
capacidade de comunicação interpessoal e respeito às diferentes culturas e opções, de maneira que o permita agir
de forma ética, investigativa, crítica e reflexiva em interação com os serviços de saúde, com a comunidade e
com o meio ambiente.
O curso foi estruturado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem pela técnica da ABP - Aprendizagem Baseada em Problemas. O estudante é visto como um pensador e a sua participação
ativa é ponto fundamental para a motivação e aquisição de conhecimento. A metodologia estimula no aluno a capacidade de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de ouvir outras opiniões e o
induz a assumir o seu protagonismo e a sua responsabilidade pelo aprendizado.
Para isso, o corpo docente se utiliza de ferramentas, a maioria em pequenos grupos, como:
• situações problemas nos espaços de tutoria
• conferências
• práticas em laboratórios de ciências
• práticas em laboratórios de habilidades (simulações)
• discussões de casos clínicos
• produção de trabalhos científicos (desde o primeiro período)
• dramatizações (como o Grande Acidente)
• inserções em cenários reais de prática
• entre outros
O HCTCO é o maior cenário de prática dos cursos da área da saúde, contemplando os estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Ciências Biológicas, Odontologia e eventualmente dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Administração.