Unifeso - Professor levará trabalho de Cuidados Paliativos a congresso europeu

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Professor levará trabalho de Cuidados Paliativos a congresso europeu

24-02-2023

O professor Márcio Niemeyer, da disciplina Cuidados Paliativos, do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) comemora a seleção do trabalho “Integrating Palliative Care: Medical Teaching and Protection” (Integrando Cuidados Paliativos: Ensino Médico e Proteção) para o 18º World Congress of European Association for Palliative Care (EAPC), que este ano acontecerá em Roterdã, na Holanda, de 15 a 17 de junho.

“Os cuidados paliativos centram-se na complexidade do ser humano e nos aspectos físicos, sociais, psicológicos e espirituais do paciente, visando protege-lo do sofrimento de uma doença progressiva e incurável. Educar o futuro médico em Cuidados Paliativos é crucial para dar aos pacientes o devido cuidado. Este estudo apresenta a disciplina de Cuidados Paliativos no curso de medicina e destaca sua importância na educação completa de um médico”, explica o professor.

Hoje, a disciplina de Cuidados Paliativos é optativa para estudantes do 5º ao 12º período do curso de Medicina. “Eu e os professores João Cardoso e Rodrigo Siqueira Batista organizamos livro ‘Caminhos de Bioética’, desde 2018. Na última edição, ainda a ser lançada, escrevi sobre a evolução dos conceitos em Cuidados Paliativos na educação médica e a trajetória no Unifeso”, contou o Dr. Márcio.

O congresso recebeu mais de 900 trabalhos de vários países, e “Integrating Palliative Care: Medical Teaching and Protection” será apresentado em formato de e-poster. No Unifeso, desde 2019, os alunos são convidados a debater, adquirindo conhecimentos sobre cuidados paliativos. Eles aprenderam os conceitos e os princípios dos cuidados paliativos e seu papel na doença crônica progressiva e incurável, considerando o conceito de “sintoma total”.

A disciplina debate sobre o paradigma biotecnocientífico, sobre a dura finalidade da vida e as necessidades do paciente; sobre a ética dos casos espinhosos: fatos clínicos, valores conflitantes, deveres e responsabilidades. Aprendem sobre como dar más notícias às famílias e boas maneiras à beira do leito. “A aprendizagem dos cuidados paliativos pelos estudantes de medicina é fundamental para o cuidado compassivo. Ajuda os alunos a lidar com a angústia, a frustração, o medo e o sofrimento do paciente e da família. Eles aprenderam que conhecer as doenças crônicas ajuda a identificar sua evolução para cuidar adequadamente do paciente como pessoa e como integrar precocemente cuidados paliativos nos cuidados gerais. Os alunos podem melhorar a si mesmos, mudando o foco da doença para a pessoa, melhorando a qualidade de vida do paciente até seus últimos dias”, explica o professor Márcio.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.