Unifeso - Unifeso se mobiliza para ajudar na Campanha Nacional de Multivacinação

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso se mobiliza para ajudar na Campanha Nacional de Multivacinação

28-08-2023

Teresópolis iniciou, na semana passada, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é aplicar todas as vacinas do calendário de crianças e adolescentes, incluindo as de Covid-19 e Influenza, totalizando a proteção contra mais de 20 doenças.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Teresópolis, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) ofereceu seu espaço para que acontecesse, no dia 24 de agosto, um evento de capacitação para os profissionais da SMS, os estudantes e os professores que farão parte dessas ações.

“Estamos em um momento em que o país está vivendo uma baixa de cobertura vacinal, e precisamos recuperar esses índices a qualquer custo. Então, nosso empenho aqui é fazer com que os nossos profissionais tenham mais consciência e que abracem mais a causa para que possamos vacinar o maior número de pessoas nesta campanha de multivacinação”, disse a subsecretária de saúde, Dra. Cláudia Miguel.

A iniciativa faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro pelo Governo Federal, que busca atualizar o calendário vacinal da população, evitando a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos. Até o dia 15 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde estará aplicando as vacinas no público-alvo em todas as unidades de saúde da cidade e interior, de segunda a sexta, entre 9h e 16h. Aos sábados, as unidades do Rosário, Fonte Santa e Meudon estarão abertas de 8h às 12h.

“Mais de 20 vacinas estarão disponíveis para a atualização de caderneta. Essas vacinas já fazem parte do calendário vacinal da criança e do adolescente, porém estamos com uma queda grande de cobertura, então, precisamos de estratégias e fazer essas chamadas para que a população retorne à sala de vacina e evite doenças que são imunopreveníveis. Reforçamos que vacinar-se é uma responsabilidade social e não individual, pois afeta toda a coletividade”, destacou Daurema Docasar, coordenadora de Imunização da Prefeitura Municipal de Teresópolis e professora do curso de Medicina do Unifeso.

Renata Mendes Barbosa, supervisora de ensino na Direção Acadêmica das Ciências da Saúde (Dacs) do Unifeso, lembrou que o Unifeso estará de portas abertas para a população e para a prefeitura, dando apoio para vacinar a comunidade e melhorar esses indicadores. “Este é um encontro muito importante para o nosso município. As vacinas serão ofertadas também no campus do Unifeso, no Alto, nos dias 4, 5, 6, 11, 12, 13e 14 de setembro, das 10h às 21h, e no Centro Médico do Unifeso, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, das 10h às 16h. Contaremos com a participação dos nossos preceptores e dos nossos alunos dos cursos de Biomedicina, de Enfermagem, de Farmácia e de Medicina para ajudar a sensibilizar e a vacinar a população”, falou.

Para se vacinar, basta apresentar caderneta de vacinação, cartão SUS ou CPF. Durante o atendimento, os profissionais de saúde irão conferir e atualizar a caderneta dos pacientes e aplicar as vacinas necessárias. Este ano, o Dia “D” está marcado para 2 de setembro. Nesta data, a SMS realizará um esforço de vacinação em todas as unidades de saúde.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.