Unifeso - Unifeso reativa Núcleo de Direitos Humanos e lança edital para monitores

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso reativa Núcleo de Direitos Humanos e lança edital para monitores

14-08-2023

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) reativou o Núcleo de Direitos Humanos (NDH) Thomaz Miguel Pressburger. O objetivo é promover, na comunidade acadêmica, a cultura dos direitos humanos por meio de atividades curriculares e extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão.

O NDH é uma unidade do curso de graduação em Direito, mas suas atividades possuem abrangência institucional. Fazem parte da equipe gestora, para o biênio 2023/2024, os professores Felipe Cavaliere Tavares; Cláudia Freire Vaz; Tainah Simões Thiago e o funcionário técnico-administrativo Victor Cláudio Gomes de Oliveira.

“Vivemos um momento em que as empresas e instituições estão bastante voltadas para a preocupação com a diversidade, com a dignidade humana. E é importante que a instituição de ensino tenha um núcleo voltado para a conscientização das pessoas em relação à importância de se preservar os direitos humanos. Fiquei muito feliz com o convite e já começando a dar os primeiros passos após a reativação”, disse o professor Felipe Cavaliere Tavares, coordenador da equipe gestora do NDH e professor de Direitos Humanos, do curso de Direito.

Ele conta que o núcleo pretende implantar na instituição a cultura dos direitos humanos, fazendo com que haja uma maior compreensão das pessoas em relação ao tema que, muitas vezes, é visto de forma enviesada. “A cultura dos direitos humanos está na proteção da dignidade humana. Onde quer que se tenha qualquer tipo de discriminação, há uma área de atuação para o grupo de direitos humanos. Violência policial, violência doméstica, racismo, etarismo, homofobia, transfobia, sexismo e xenofobia promovem o ataque à dignidade das pessoas, então estas são algumas das áreas de atuação dos direitos humanos”, explica Felipe.

Para este novo momento, o Unifeso lançou um edital para seleção de monitores para o NDH. São quatro vagas para estudantes bolsistas e duas para voluntários. O período de inscrições será de 21 a 31 de agosto de 2023, exclusivamente por meio do endereço eletrônico ndh@unifeso.edu.br. A homologação das inscrições e o calendário de entrevistas será divulgada no site do Unifeso. Mais informações podem ser obtidas no edital.

“A nossa ideia é que os alunos monitores não sejam só do curso de Direito, queremos pulverizar para todos as graduações”, destaca Felipe. Além do lançamento do edital, o professor conta que o núcleo já está trabalhando no desenvolvimento de atividades para este semestre. “Pretendemos lançar um podcast, um prêmio e uma revista, afinal, se queremos conscientizar as pessoas, precisamos mostrar o que está sendo feito. Com o NDH reativado, podemos, através de debates; de palestras; de publicações e de ações na faculdade, fazer com que professores, alunos e funcionários entendam o que são os direitos humanos e a importância de sermos defensores desta causa”, finaliza Felipe.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.