Unifeso - Unifeso inaugura Centro de Práticas Integradas da Saúde Prof. João Zerillo de Andrade Adell

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso inaugura Centro de Práticas Integradas da Saúde Prof. João Zerillo de Andrade Adell

17-02-2023

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) começou 2023 com o pé direito, inaugurando um espaço inovador para as práticas dos cursos da área da Saúde. O Centro de Práticas Integradas da Saúde Prof. João Zerillo de Andrade Adell, como foi chamado, é um complexo multilaboratorial, multidisciplinar e multimetodológico, ou seja, permite que atividades integradas entre teoria, simulação e prática, possam ser realizadas.

Além de laboratórios equipados com o que há de mais moderno na área, o Centro contempla também o Espaço Memória Professor César Elias, um museu, que conta sobre a história da Medicina e de um dos professores queridos e emblemáticos do curso. “Este é mais um sonho que estamos realizando. Aqui é possível encontrar objetos que lembram o nosso professor Elias, da Biofísica. São materiais usados por ele nas aulas, nas atividades práticas, além de artigos pessoais. Há equipamentos antiquíssimos, como rotor de eletrocardiograma, balança, equipamento para fazer tratamento de pneumotórax, aparelho de medir pressão, centrífuga, microscópio, entre outros”, contou o professor Daniel Hernandez, curador do museu.

Na inauguração, professores e estudantes caminhavam boquiabertos pelos amplos corredores do Centro, encantados com a nova infraestrutura. “Dá pra ver que o investimento valeu muito a pena, a estrutura está muito bacana. É a Fundação Educacional Serra dos Órgãos - Feso, como sempre, surpreendendo os alunos e mostrando que está aqui para entregar sempre o melhor pra gente, em qualidade de ensino e em infraestrutura também. Estou muito animada para ter aula nesses espaços”, disse Cássia Souza, aluna do terceiro período do curso de Medicina.

A reitora do Unifeso, professora Verônica Albuquerque, lembrou que há um ano foram inauguradas as novas tutorias, numa lógica de trazer mais conforto e interatividade. “E nesse projeto institucional de qualificação dos espaços que hoje realizamos esse sonho coletivo. Iniciamos 2023 com uma alegria muito grande, abrindo este espaço onde os estudantes dos cursos da saúde irão ativamente realizar suas práticas do ciclo básico das ciências morfofuncionais e moleculares. Vale lembrar que, há 53 anos, foi neste espaço que se iniciou a Faculdade de Medicina de Teresópolis, então é impossível não voltarmos no tempo e pensarmos a história da instituição”, relatou Verônica.

Ela ainda lembrou que o novo Centro não é substitutivo para as práticas no mundo real. “Vemos muitas faculdades fazendo investimentos parecidos, mas nunca vimos um espaço tão bonito como este, então isto é motivo de orgulho. Este espaço é de qualificação das habilidades e da simulação dos componentes curriculares do ciclo básico, ele não é um cenário substitutivo das práticas no mundo real. Para isso, temos um hospital próprio de ensino, temos uma série de convênios, e estamos o tempo todo buscando articular a inserção dos estudantes nos cenários reais de prática”, destacou.

A professora Mariana Arcuri, Diretora Acadêmica de Ciências da Saúde, falou que o novo espaço representa, para todos os cursos da área da Saúde, um upgrade muito grande, “não só no nível e na qualidade da infraestrutura, mas também na qualificação efetiva da formação profissional”. Já a professora Simone Rodrigues, coordenadora do curso de Medicina, lembrou que “o projeto começou com uma sala para colocarmos a mesa anatômica 3D e virou este espaço enorme, que vem junto com toda a reformulação do currículo do curso, integrando a prática com as metodologias ativas que o curso tem planejado”.

Dr. Luis Eduardo Possidente Tostes, diretor geral da Feso, relatou que o propósito da instituição é que o curso de Medicina seja um dos melhores do Brasil. “É nisso que estamos apostando. Temos feito um conjunto de esforços para que consigamos atingir esse objetivo. Realizamos também um grande investimento em nosso hospital, sobretudo para realizar as atividades de ensino-assistência, que atendam melhor às necessidades da nossa sociedade. Para nós, é importante a satisfação do nosso aluno e que ele seja bem formado e qualificado para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, pontuou.

O Dr. Antonio Luiz da Silva Laginestra, presidente da Feso, lembrou ainda de outros investimentos que estão sendo feitos. “Teremos outras inaugurações, como um auditório, que será um grande teatro, com capacidade acima de 400 lugares, algo que Teresópolis ainda não tem; e um novo prédio no hospital”, destacou.

Professor João Zerillo de Andrade Adell

O novo Centro de Práticas Integradas da Saúde recebeu o nome do professor Zerillo, que faleceu no dia 3 de junho de 2021, aos 90 anos, vítima de pneumonia. Ele foi um dos discentes emblemáticos do curso de Medicina do Unifeso. Carregava nas suas próprias histórias, quase que confundidas, a trajetória da própria instituição de ensino, chegando a receber o título de professor emérito da Faculdade de Medicina de Teresópolis, como antes era conhecido o Unifeso.



Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.