Unifeso - Sem Fronteiras: Unifeso se reúne com universidades em Portugal para expandir parcerias

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Sem Fronteiras: Unifeso se reúne com universidades em Portugal para expandir parcerias

29-03-2023

A professora Roberta Montello Amaral, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), esteve em Portugal, em janeiro deste ano, para conversar sobre mobilidade acadêmica com a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa. O objetivo foi expandir e fortalecer parcerias para o Programa de Bolsas Internacional Unifeso Sem Fronteiras.

O programa visa possibilitar a mobilidade internacional em instituições de ensino superior estrangeiras, a atualização de conhecimentos e o acesso a instituições de elevado padrão de qualidade, complementando, assim, a formação técnico-científica dos estudantes. “A princípio, a Universidade do Porto não estava fazendo acordos com universidades fora da Europa. Estavam sem braços para trabalhar com o Brasil, pois recebem cerca de cem pedidos de mobilidade de brasileiros estudantes de Medicina, por semestre. Mas, diante da nossa conversa com a prof. Paula Guilhermina, responsável pelo setor de mobilidade acadêmica da faculdade, e da demanda do Unifeso, dispuseram-se a nos auxiliar, caso a caso, para promover a mobilidade dos nossos estudantes de Medicina, principalmente aqueles que estão na época de fazer estágio. Então, é uma ótima notícia para os nossos estudantes que pretendem participar dos editais do Unifeso Sem Fronteiras”, comemorou a professora Roberta.

O encontro com a Dra. Inês, responsável pelo programa de mobilidade acadêmica do Instituto de Tecnologia da Universidade de Lisboa, também rendeu bons frutos. “Abriu-se a possibilidade de um possível diploma com dupla validade (Europa e Brasil) para os cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo. Em breve, firmaremos um convênio de mobilidade”, disse Roberta.

Inscrições abertas para o programa

Para participar do Unifeso Sem Fronteiras, basta estar com a matrícula ativa e regular em qualquer curso de graduação (do terceiro ao penúltimo período) ou de pós-graduação, ser brasileiro nato ou naturalizado e maior de 18 anos na ocasião da viagem. Só não podem participar estudantes que já obtiveram algum tipo de financiamento para mobilidade internacional em programas de mobilidade do Unifeso. A atividade de internacionalização deverá ocorrer entre abril e setembro de 2023.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas, até o dia 31 de maio, pelo e-mail internacionalizacao@unifeso.edu.br, colocando no assunto o nome completo do candidato e anexando os documentos previstos no edital. São ofertadas sete bolsas-auxílio para este ano, no valor de dois mil reais cada. Este valor deverá ser destinado exclusivamente para gastos com, alimentação, estadia, transporte e passagem.



Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.