Unifeso - Relembre: 2023 foi o ano de Poetizar no Unifeso

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Relembre: 2023 foi o ano de Poetizar no Unifeso

18-01-2024

Uma das atividades realizadas pelo Programa de Artes do Unifeso, o Plamc, no último ano foi a I Semana Unifeso de Poesia - Poetizar 2023, que teve como objetivos divulgar a produção literária na modalidade poesia dos integrantes da comunidade acadêmica do Unifeso e ampliar o conhecimento dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Unifeso sobre autores brasileiros na área.

Os poemas enviados foram para exposição realizada no Centro Cultural Feso Pro Arte e nos campi Antonio Paulo Capanema de Souza e Quinta do Paraíso.

Na noite de 27 de novembro, os poemas foram expostos no espaço de convivência dos campi sob forma projetada em telão. No dia seguinte, 28, aconteceu a premiação e distribuição de livros aos primeiros colocados. Os agraciados foram estudantes que estavam, na época, cursando o segundo período de Medicina e integrantes da Lasp-Negra do Unifeso (Liga Acadêmica de Saúde Integral da População Negra).

Em primeiro lugar, destacou-se o estudante Júlio César Machado Zeferino, com o texto "Das Granjas, a Guarani". Ele disse que com a conquista fechou o semestre com chave de ouro. “Muitas foram as conquistas durante o ano aqui no Unifeso, eu não imaginava que já desde o início da graduação iríamos conseguir chegar em tantos espaços na Instituição e alcançar voos tão altos, buscando fazer o melhor pela nossa graduação e aproveitando tudo o que a faculdade tem a nos oferecer”, declarou o vencedor.

Em segundo lugar, ficou Maiara dos Santos da Silva, com o poema "Saudade". Ela observou que “quando a faculdade dá um espaço para falar sobre sentimentos ela dá oportunidade de expressarmos tudo o que temos vivido, as dores, as frustrações, ou seja, tudo aquilo que não conseguimos ter controle colocamos para fora e sentimos que estamos sendo ouvidos. Ter este espaço é fundamental para a nossa saúde emocional”. O terceiro lugar foi conferido ao estudante Lucas de Andrade Ribeiro Fontes, que apresentou o texto "Cântico de alma".

“Tivemos 37 poemas, muito diversificados e variados, com qualidade excelente, tanto que pretendemos lançar um e-book pela Editora Unifeso,com este material que recebemos”, adiantou o professor Luiz Felipe Brandão.

“Envolver a fotografia e a poesia no meio acadêmico faz parte do ensino superior, temos que incentivar cada vez mais. Formar profissionais não é só a parte técnica, mas também desenvolver competências, reconhecer  e aprimorar a arte. Esta iniciativa do Plamc é uma das muitas que virão”, proferiu a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do Unifeso, elogiando a iniciativa.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.