Unifeso - Recital reúne grande público e celebra convênio internacional da Pro Arte

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Recital reúne grande público e celebra convênio internacional da Pro Arte

09-08-2023

No dia 5 de agosto, o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) recebeu o espetáculo Duo Piano e Violino, que fez parte da Temporada Sementes 2023 da Orquestra Feso Pro Arte (Ofesp) e teve casa lotada. No recital estavam o violinista Leonardo Pinto e o pianista Rodrigo Vasconcelos, ambos de Teresópolis, porém com carreiras consolidadas nos Estados Unidos.

Leonardo é também diretor Artístico da Ofesp e estava encerrando a sua temporada no Brasil, este ano, para voltar às atividades nos Estados Unidos. Para marcar a despedida, o centro cultural recebeu o público para uma noite especial, com o recital.

“Estou voltando para os Estados Unidos em breve, com o coração apertado, mas grato em ver tudo o que está acontecendo com a cultura musical, aqui em Teresópolis. Principalmente com a reestruturação da Ofesp e com o projeto Música para a Juventude, ambos do CCFPA”, disse Leonardo.

Ele também destacou, que o recital apresentado foi pensado minuciosamente. “Esse recital foi pensado há muito tempo. O Rodrigo foi meu professor de piano quando eu tinha 9 anos, então a nossa conexão musical é de longa data. Nos ensaios que fizemos para este recital isso ficou muito claro. Essa noite é um motivo de muita alegria para mim e espero que vocês aproveitem o recital”, concluiu.

Rodrigo Vasconcelos destacou a importância da Pro Arte como celeiro musical. “Para mim a Pro Arte é sinônimo de educação cultural, de educação musical. Estou muito feliz em estar aqui, há muito tempo que não subia no palco desta casa”, falou o pianista.

A diretora do CCFPA, Edenise Antas, estava do evento e contou sobre a contribuição do centro cultural para a cultura brasileira e sobre os planos futuros. “Temos um grande sonho que é a volta dos festivais internacionais que aconteciam aqui, nas décadas de 70 e 80. Essa casa abrigou 39 festivais internacionais. Neste palco estiveram nomes como Villa-Lobos. E esta instituição promoveu muitos artistas, oferecendo bolsas de estudos no exterior, e contribuindo imensamente para a cultura brasileira. Mas não dá para voltar com esses festivais com um nível aquém da tradição, então, iniciamos o projeto com a formação de uma orquestra, capaz de oferecer e de receber belos espetáculos. Estamos ganhando uma maturidade numa velocidade muito maior do que calculamos. Queremos voltar com as bolsas internacionais, queremos ter grandes nomes da música brasileira e da música internacional aqui e, para isso, precisamos buscar as parcerias. Para a minha surpresa, já conseguimos concluir o nosso primeiro convênio internacional com a escola Piano Players”, comemorou.

A Piano Players é uma escola de piano, fundada por Rodrigo Vasconcelos e por sua esposa, Shannon. Está localizada em Cincinnati, no estado de Ohio, nos Estados Unidos. “Nossa escola já formou mais de cem pianistas. O convênio com a Pro Arte visa a reciclagem de professores, as master classes e também a possibilidade de receber os estudantes de Teresópolis”, explicou Rodrigo.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.