Unifeso - Projeto ganhador do Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras é colocado em prática e pode ter fins comerciais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Projeto ganhador do Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras é colocado em prática e pode ter fins comerciais

21-09-2022

Albert Einstein, uma vez, disse que “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) compartilha da mesma opinião e, por isso, criou uma premiação para que estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos pensem fora da caixa: o Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras.

As inscrições para a edição 2022 já estão abertas e vão até dia 9 de outubro, devendo ser feitas mediante o preenchimento do formulário on-line. Serão aceitas propostas de projetos inovadores com dois tipos de abordagem: com foco no empreendedorismo e que possuam uma visão e interesse comercial; e com o foco no interesse social, em busca de soluções visando o bem-estar e o desenvolvimento socioambiental no município e na região.

“É muito importante percebermos o investimento da instituição, seja na pesquisa, seja na produção de ideias. Na verdade, este prêmio estimula que formalizemos o tanto de ideias que estão no nosso cotidiano. Muitas vezes, uma ideia pode não ser inovadora para o mundo, mas é para onde a gente está. O inovador tem que o ser para o nosso cotidiano, para a nossa rotina. O prêmio nos estimula a sistematizar as nossas ideias, a conhecer as ideias dos outros colegas e, o mais importante, é que recebemos um fomento para desenvolver a ideia e colocá-la em prática”, diz a professora Carla Cunto, coordenadora pedagógica de Educação a Distância do Unifeso.

Carla foi uma das ganhadoras do prêmio, no ano passado, com o projeto "Feedback personalizado em atividades avaliativas Inovadoras por meio de software". A ideia dela surgiu justamente de uma atividade cotidiana que ela já desenvolvia. “Tínhamos uma disciplina institucional, com cerca de 900 alunos, na qual havia uma avaliação qualitativa que tínhamos que dar uma devolutiva para cada estudante. Construímos, então, uma série de critérios para orientar os professores nas correções, para que a correção não fosse subjetiva, apesar de ser uma avaliação qualitativa. Criamos uma tabela complexa em Excel, em que, para cada critério havia várias graduações de pontuação. O feedback para os estudantes tinha que ser adequado, então elaboramos textos de feedback para cada uma dessas graduações e para cada critério. Construímos, de forma muito rudimentar, esse banco de dados para ajudar na devolutiva para esses 900 estudantes. Depois que criamos esse banco de dados, o número de reclamações em relação às notas caiu muito. Ocorre que esse processo era complexo demais para os professores fazerem, pois nem todos conseguiam usar, ao mesmo tempo, o Excel e a mala direta criados. O ideal seria ter um software amigável para resolver essa questão pedagógica”, explica Carla.

Com o prêmio, ela recebeu o fomento para o projeto, e 17 pessoas trabalharam no desenvolvimento do software, chamado "Backtest", que já está sendo aplicado nas tutorias do curso de Medicina. “Identificamos também que esse software pode ser comercializado e gerar renda. Então, o projeto teve ainda outros desdobramentos, como um plano de negócios, a capacitação docente para a elaboração de feedbacks e o desenvolvimento do software em si. Deste projeto, saíram também três trabalhos acadêmicos serão defendidos na próxima Conferência Brasileira de Educação Médica”, comemora a professora.

O Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras se constitui em uma menção de honra e em um valor financeiro simbólico. Serão aceitas propostas de projetos individuais ou em grupo, com a indicação, no caso de projetos em grupo, de um responsável pelo mesmo. Serão quatro categorias: Docentes, Estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação, de Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e Funcionários técnico-administrativos. Nas categorias Discentes e Funcionários técnico-administrativos, o proponente deverá indicar na proposta um professor ou profissional qualificado com vínculo institucional, para orientá-lo no período de desenvolvimento da mesma.

Após as inscrições, uma comissão de seleção avaliará o potencial de inovação de todos os projetos, selecionando um total de até 24 propostas, sendo até seis por categoria. Os projetos selecionados (projetos finalistas) deverão ser apresentados a uma banca avaliadora através de defesa oral, em formato de pitch, com duração de três a cinco minutos.

O resultado das propostas vencedoras será divulgado no site do Unifeso no dia 30 de novembro de 2022, e o prêmio será entregue em solenidade acadêmica própria. Mais informações estão disponíveis no edital

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.