Unifeso - Professor que inspira professor: uma corrente de aprendizado para a vida

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Professor que inspira professor: uma corrente de aprendizado para a vida

28-09-2023

Professores são referência desde a educação básica até as graduações na vida de um profissional. Quem não se recorda de fatos que remetem a algum mestre? E as lembranças de ensinamentos e dicas que ficam para a vida? É certo que, só lendo este primeiro parágrafo, diversos episódios já passaram sua cabeça.

No curso de Medicina do Unifeso não é diferente, e o que não faltam são docentes que inspiram os estudantes com carisma, receptividade e, sobretudo, profissionalismo. E quando isso acontece como uma corrente, do professor que inspira outro professor, lembra até a fala de Paulo Freire que diz que “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, e a história fica ainda mais bonita.

Recentemente, na 11ª Jornada do Grupo de História da Medicina, aconteceu um episódio emocionante entre mestres queridos da Instituição. O Dr. Guilherme Alencar, formado em Enfermagem e Medicina pelo Unifeso, anestesista no HCTCO e professor do curso de Medicina, foi convidado pelo professor Daniel Hernandez, coordenador do Grupo de História da Medicina para uma palestra sobre “Passado, presente e futuro da Anestesia". Em sua explanação, ele fez uma viagem ao tempo e resgatou memórias da sua graduação, apresentando um certificado que ganhou, em 2001, de um grande mestre, o professor Daniel Hernandez.

Na ocasião, o Dr. Guilherme contou que foi em avaliações práticas de Histologia, quando cursava Enfermagem, que obteve notas máximas e, por isso, recebeu do professor Daniel certificados de honra ao mérito, que guarda até hoje como lembrança. “Isto foi uma prova concreta de que eu seria capaz de conquistar qualquer coisa que eu sonhasse dali para frente”, lembrou o Dr. Guilherme sobre o marcante gesto que o motivou a alcançar o seu sonho: cursar uma segunda graduação em Medicina e se especializar.

“Quando terminei a minha formação em Anestesia no Rio de Janeiro tornou-se frequente encontrar o professor Daniel, e em um desses encontros surgiu o convite para a Jornada. Ele é uma pessoa que admiro e tem uma importância muito grande na minha vida pessoal e profissional”, enalteceu Guilherme.

Para o professor Daniel Hernandez ouvir isto de um ex-aluno é “muito honroso e mostra o quanto o professor é capaz de interferir positivamente na vida de alguém. Percebo que há muitos alunos que procuram se portar do mesmo jeito e, com isso, ficou muito mais cuidadoso com o que vou falar e vou fazer porque, afinal de contas, isso é uma coisa que está influenciando a vida de alguém”, notou.

O professor Daniel, que atualmente é professor no Grupo de História da Medicina, também relembra a história de vários mestres que o influenciaram. “Entre eles, o professor João Zerillo de Andrade Adell, que sempre foi muito organizado; e o professor Silvio Rangel, com quem estagiei e a quem eu reparava em posturas que eram muito legais, que me influenciaram muito”, lembrou.

E a corrente de boas influências continua com o professor Guilherme que hoje, além de ser um grande profissional no HCTCO, é um professor popular e carismático. Dos estudantes, ele também já recebeu homenagens, como o nome da Liga de Anestesiologia Professor Guilherme Alencar (LAPGA). E quantos mais, desta geração de futuros médicos que estão para se formar, também vão se espelhar no time de grandes mestres que o Unifeso tem?

E para quem tem este sonho de seguir carreira médica e ser exemplo para outros profissionais, a hora de começar é agora! O Vestibular de Medicina está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.