Unifeso - Pet-Saúde em Ação chama a atenção para o câncer de colo de útero e a endometriose

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Pet-Saúde em Ação chama a atenção para o câncer de colo de útero e a endometriose

28-03-2023

Os cursos da Direção Acadêmica das Ciências da Saúde (Dacs), através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Gestão e Assistência, realizaram, no dia 22 de março, a ação social “Mulheres Unifeso: Pet-Saúde em Ação”. O objetivo foi comemorar o Março Lilás, mês de conscientização e de combate ao câncer de colo de útero, e o Março Amarelo, mês de conscientização dedicado à endometriose.

O Espaço de Convivência do campus Antonio Paulo Capanema de Souza foi todo decorado para a ação. Estudantes e professores tiraram dúvidas da comunidade acadêmica, passaram informações sobre as doenças que atingem as mulheres e realizaram testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também foi realizada uma dinâmica de quiz, valendo picolé.

“Estamos fazendo uma mobilização para chamar a atenção para o câncer de colo de útero e a endometriose. Trata-se de um evento promovido pelo PET-Saúde, pelo grupo três, que é sobre epidemiologia, e estamos trabalhando a educação e a saúde com interdisciplinaridade e interprofissionalidade, envolvendo os cursos de Medicina, de Enfermagem, de Medicina Veterinária, de Fisioterapia e de Psicologia. A ideia de fazer a mobilização na faculdade para divulgar a ideia de prevenção foi dos próprios alunos”, explicou a professora Isabela da Costa Monnerat, coordenadora de grupo tutorial do PET-Saúde.

“O PET nos proporciona ter uma introdução no meio prático de trabalho, o que é muito importante para o nosso desenvolvimento. É muito bom podermos expressar o que estamos aprendendo, tanto para os funcionários da Feso quanto para os estudantes. Afinal, a saúde não é só prevenção de doença, é também promoção da vida”, disse Nathalia Pittzer Anchieta, estudante do 6º período de Medicina.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.