16/04/2020 11:30:21
Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, iniciativas de pessoas que doam o que têm de melhor são fundamentais para que a luta contra o novo coronavírus seja menos árdua. Com o intuito de contribuir com a sociedade neste momento de pandemia, Vinícius Cunha, funcionário da Gerência de Tecnologia da Informação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e estudante do 5° período do curso de Ciência da Computação, teve a ideia de criar um painel eletrônico (dashboard) com informações, em tempo real, sobre os casos de contaminação pelo novo coronavírus em Teresópolis.
A ideia foi oferecida ao secretário de Ciência e Tecnologia do município, Vinicius Oberg, por uma mensagem na rede social LinkedIn. O secretário comprou a ideia, e o prefeito, Vinicius Claussen, montou um grupo de trabalho. Daí surgiu o Painel Covid-19 (acesse aqui), que pode ser acessado diretamente na página da Prefeitura Municipal de Teresópolis.
“Vi que alguns professores do Unifeso fabricaram álcool em gel, outro grupo está produzindo protetores de face em impressoras 3D, algumas pessoas se oferecem para comprar alimentos para os mais velhos e outras fazem máscaras de graça. Ou seja, as pessoas estão tentando ajudar de alguma forma, e então pensei em como eu poderia contribuir. Atualmente, eu já faço dashboards de Business Intelligence pra direção de planejamento do Unifeso e fiquei sabendo que a prefeitura tinha montado um gabinete de crise para tratar de assuntos sobre a Covid-19”, explicou Vinícius Cunha.
Ele conta que desenvolveu o dashboard para acompanhamento da evolução da doença e que o grupo de trabalho montou uma rotina para alimentação dos dados. “Acho que nesse momento é hora de cada um apresentar sua melhor arma para combate a essa doença. Sinto-me com o dever cumprido como teresopolitano”, disse Vinícius.
As atualizações do número de pessoas contaminadas pelo vírus são feitas pela Secretaria Municipal de Saúde com informações também sobre o número de pessoas internadas e quais delas estão em Unidades de Tratamento Intensivo. Na página, além do mapeamento, o público poderá acessar a curva da doença no município.
Por Juliana Lila