Na última quinta-feira, 25 de junho, aconteceu a cerimônia de conclusão do curso de pós-graduação de especialização em Literatura Infantojuvenil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Com presença de alunos, professores e familiares, o momento de celebração reuniu todos os envolvidos na caminhada de aprendizado em torno do papel da leitura para jovens e adolescentes.
Na fala de abertura, a idealizadora do curso e escritora Ana Maria de Andrade reafirmou a importância da formação dos estudantes. "Hoje o meu coração transborda de alegria. A literatura transforma, e nosso curso foi uma verdadeira metamorfose literária. Juntos, provamos que a literatura é viva, pulsante e transformadora, e temos a certeza de que transformaremos muitas vidas a partir da literatura", disse.
A cerimônia ocorreu às 19h, na sala Multimídia I, no campus Sede do Unifeso. O curso em formato híbrido teve duração de 12 meses.
Os alunos e demais presentes também receberam um pronunciamento do diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Marcelo Siqueira Mocarzel. Ele reforçou o papel da educação literária na formação dos jovens.
"Eu tenho um enorme reconhecimento pelo trabalho da literatura infantojuvenil pela mudança que realiza na vida das pessoas. Quantas pessoas se descobriram a partir da literatura, dos mestres e de todas as pessoas que nos inspiram a ler e respirar em um mundo tão dominado pelas telas", comentou ele.
Por: Raphael Branco