16/12/2025 16:38:16
Atualizado em 16/12/2025 16:38:56
O curso de graduação em Biomedicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incentiva a participação dos alunos nos mais diversos campos de atuação por meio das chamadas Ligas Acadêmicas. Com o objetivo de fortalecer o protagonismo estudantil e impulsionar o crescimento científico dos futuros biomédicos, o curso oferece diferentes ligas para os interessados em se aprofundar em temas de estudo.
Ao todo, são 7 ligas acadêmicas compostas pelos alunos do curso de Biomedicina. Cada uma delas reflete as principais características do biomédico, que é o profissional que une ciência, cuidado, investigação e compromisso com a vida.
Cada uma das ligas representa um espaço onde o estudante pode ir além do conteúdo teórico: aprofundar temas, participar de projetos, organizar eventos, vivenciar a prática profissional, compartilhar conhecimento e, principalmente, descobrir novas possibilidades dentro da Biomedicina.
Para isso, detalhamos as principais características de cada uma das Ligas Acadêmicas do curso. São elas:
A Liga de Análises Clínicas: é fundamental para a formação dos estudantes, pois complementa a grade curricular ao proporcionar a aplicação prática da teoria, o desenvolvimento de habilidades técnicas e uma visão mais ampla e integrada da profissão. Para atingir esses objetivos, a liga pode organizar um conjunto diversificado de atividades: ciclos de estudos para discussão de casos clínicos; workshops práticos de técnicas laboratoriais; visitas técnicas a centros de referência; projetos de extensão comunitária que aproximam o aluno da realidade social; simulações da rotina laboratorial e palestras com profissionais para networking; preparando, assim, futuros profissionais mais críticos, éticos e capacitados para os desafios do mercado.
A Liga de Procedimentos Estéticos: tem como objetivo ampliar o conhecimento e a prática dos estudantes de Biomedicina na área da estética, promovendo atividades de ensino e extensão. Além de ser um espaço de atualização científica e desenvolvimento técnico, a liga organiza eventos como palestras e minicursos voltados para temas atuais da estética, fortalecendo a formação acadêmica e prática dos participantes. Dessa forma, contribui para preparar futuros biomédicos para atuar com excelência e responsabilidade, valorizando a saúde, o bem-estar e a autoestima por meio de uma atuação ética e qualificada nesse campo em constante expansão.
A Liga de Perícia Criminal oferece cursos, palestras e atividades práticas que ampliam o aprendizado na área forense. É um espaço de conhecimento, troca e crescimento para quem deseja se destacar na perícia e na investigação científica.
A Liga de Estudos em Oncologia é um espaço de aprendizado e integração voltado para aprofundar os conhecimentos sobre o câncer, estimulando a formação científica e profissional por meio de atividades que unem teoria, prática e compromisso social. A liga promove ações que abordam desde conceitos básicos da oncologia até os avanços mais recentes em diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos, enriquecendo a formação dos alunos e contribuindo com a divulgação científica para a população sobre prevenção e detecção precoce, reforçando o papel transformador da educação em saúde. Na liga, são desenvolvidas habilidades críticas, éticas e humanas, preparando futuros biomédicos para enfrentar os desafios da oncologia com competência, empatia e responsabilidade social.
A Liga Acadêmica de Fisiologia do Esporte tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre o funcionamento do corpo durante o exercício e o desempenho físico. Por meio de encontros, estudos e palestras, a liga ajuda o aluno a compreender adaptações fisiológicas, métodos de avaliação e aplicações do biomédico no esporte, preparando-o para atuar com segurança e embasamento científico nessa área em crescimento.
A Liga Acadêmica de Reprodução Humana vem crescendo cada dia mais com o empenho de toda a diretoria. No ano de 2025, ela se destacou na promoção de cursos, palestras, visita guiada em clínica para os membros, estudo e desenvolvimento de trabalhos científicos, além de buscar maneiras diferentes de aprendizado, com dinâmicas divertidas e leves entre a diretoria.
A Liga Acadêmica de Divulgação Científica foi a primeira criada dentro do curso de Biomedicina e tem o objetivo de estudar a teoria de divulgação científica e colocar esse conhecimento em prática por meio de redes sociais e podcasts onde entrevista professores pesquisadores do Unifeso. No ano de 2025, a liga promoveu cursos, oficinas, apresentações de trabalhos e trabalhos de conclusão de cursos que foram apresentados a respeito do tema.
De acordo com o coordenador do curso, professor Carlos Alfredo, as ligas constroem uma Biomedicina mais forte, humana e apaixonante. "Essa integração entre as ligas fortalece o curso, amplia horizontes, gera novas oportunidades e forma profissionais mais preparados, mais humanos e mais conectados com as diferentes realidades da Biomedicina", disse.
Por: Raphael Branco