
A 10ª edição do Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (X Confeso) também oportunizou a participação dos alunos dos cursos de formação em tecnólogos como Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Ambiental. Durante os dias de eventos, entre 21 e 23 de outubro, aconteceram encontros virtuais com palestrantes convidados para apresentarem trabalhos de interesse específico para cada área.
Tecnologia em Marketing e Gestão de Recursos Humanos
O destaque para esses dois cursos foi a palestra que aconteceu na quarta-feira (22) com participação do Dr. Marcelo Alves, pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Com o tema “A ciência translacional e a pesquisa translacional”, a reunião online abordou como as atividades e investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação são um dos principais indicadores usados para avaliar o desenvolvimento econômico e social de um país.
“A proposta desse seminário foi dar visibilidade a essas novas abordagens que objetivam o desenvolvimento tecnológico em saúde, tanto no Brasil quanto no mundo. Além disso, apresentei a iniciativa da Fiocruz nessa área que é o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), mostrando os seus objetivos, a estrutura montada e alguns projetos em andamento e os resultados já obtidos”, disse o palestrante.
Para a professora e coordenadora dos dois cursos, Margarete Ribeiro, “as expectativas a respeito do X Confeso giraram em torno da qualificação dos futuros profissionais, promovendo a troca de saberes e experiências”.
Tecnologia em Gestão Ambiental
Também de forma virtual, a participação do curso de Gestão Ambiental no X Confeso permitiu a interação entre estudantes e profissionais do mercado de trabalho. Foram oferecidas palestras com os seguintes temas durante os dias de evento: “Plano de manejo do Parque Estadual da Serra da Mantiqueira”, “Do global ao local: territorializando a agenda climática nas cidades brasileiras”, e “A jornada de sustentabilidade e inovação no Grupo Petrópolis”.
Este último foi o destaque do curso, com participação de Alaércio Nicoletti, responsável pelo setor de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
“O tema da sustentabilidade e inovação na indústria é fundamental para os alunos de Gestão Ambiental, pois permite entender a importância da responsabilidade socioambiental na prática das organizações, além de fornecer conhecimentos sobre práticas sustentáveis”, disse.
Segundo a coordenadora do curso, Amanda Justino, o resultado do X Confeso foi positivo. “Este é o meu primeiro ano participando do evento como coordenadora, e tem sido lindo ver o envolvimento dos alunos. Os temas das palestras que compõem a nossa programação foram sugeridos pelos próprios estudantes”, comentou.
Por: Raphael Branco