CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Super-heróis negros inspiram reflexões sobre identidade e representatividade no curso de Pedagogia

23/10/2025 14:33:46

Em uma proposta criativa e provocadora, o Unifeso promoveu, através do curso de Pedagogia, no no dia 21 de outubro, a palestra “Qual a cor de nossos super-heróis favoritos? Reflexões sobre os poderes da negritude”, conduzida por Elbert de Oliveira Agostinho. O encontro integrou a programação do Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (Confeso) e reuniu estudantes e docentes no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, para uma noite de diálogo sobre identidade, representatividade e o papel da cultura pop na formação crítica dos futuros educadores.

A atividade partiu da ideia de que o universo lúdico e simbólico dos super-heróis pode ser um potente espaço de reflexão sobre as questões raciais e os poderes da negritude. Ao apresentar personagens negros e negras que ocupam lugares heroicos nas narrativas midiáticas, a palestra convidou o público a repensar as relações entre visibilidade, estereótipos e construção identitária na sociedade brasileira.

Segundo o palestrante Elbert Agostinho, a proposta surpreendeu e despertou novas perspectivas entre os participantes. “Observamos uma mistura de surpresa e possibilidades, pois para muitos alunos trabalhar com super-heróis negros é uma novidade. Desenvolver análises epistemológicas e pedagógicas nesse contexto propõe rupturas. A ideia de que a negritude é um poder é uma dinâmica que nos levou a refletir — e é isso que desejamos desenvolver no encontro. Pensar sobre identidades negras a partir de personagens da cultura pop é uma atividade importante na formação acadêmica”, destacou.

Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços.
Ao acessar nosso site, você está ciente dessa funcionalidade. Conheça nosso Portal de Privacidade e veja o nosso Termo e Condições de Uso do Site e a nossa Política de Privacidade.