21/10/2025 20:37:40
Na noite da última segunda-feira, 20 de outubro, foi dado início à 10ª edição do Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (X Confeso). Com o tema “Redução das Desigualdades”, o evento contará com uma série de atividades para os estudantes dos cursos do centro universitário. A abertura aconteceu no Teatro Feso com palestra de Amelia Carlos Cazalma, professora convidada diretamente de Angola.
Com início às 17h30, o Teatro Feso recebeu estudantes, professores e profissionais técnico-administrativos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) para prestigiar o início de mais um congresso da comunidade acadêmica.
Durante o discurso de abertura, a professora Amaral, diretora da Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), responsável pela organização da atual edição do congresso, apresentou um panorama histórico do Confeso, com dados sobre o avanço de visualizações e participações a cada novo ano.
“Ao longo das edições, aumentamos muito a abrangência da nossa abertura do Confeso. Por isso, nossa palestra inaugural será gravada para que, posteriormente, possa ser transmitida e assistida por quem não pôde estar presente nessa noite”, contou ela.
Apresentação de abertura
Antes da palestra inaugural, os espectadores presentes no Teatro Feso assistiram a uma apresentação musical realizada pelo Grupo de Dança Experimental do Unifeso (Gruda), por meio do Programa de Arte do Unifeso (Plamc). Também houve uma apresentação musical na Língua Brasileira de Sinais (Libras), pelo grupo Mãos que Cantam.
Palestrante internacional
A convidada da noite, professora doutora Amelia Carlos Cazalma, abriu a série de atividades do X Confeso com a palestra sobre reflexões acerca dos desafios e caminhos para a superação das desigualdades sociais e econômicas do mundo atual.
Antes de ir ao tema central, apresentou aspectos naturais, geográficos e sociais do país onde nasceu e reside, Angola.
“O tema do congresso é relevante, pois a desigualdade social afeta profundamente o bem-estar das populações e limita as oportunidades de desenvolvimento sustentável”, pontuou a palestrante durante a fala inicial.
Com base na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a professora destacou ainda o papel do Brasil no campo da desigualdade.
“O Brasil, com um dos maiores índices de desigualdade do mundo, enfrenta desafios estruturais graves que requerem reformas profundas. Esse trabalho oferece uma visão abrangente dos impactos da desigualdade e contribui para a discussão sobre soluções práticas para a redução das disparidades sociais, com base nas orientações da ONU”, comentou.
Amelia Carlos Cazalma possui uma trajetória multifacetada, com vasta experiência nas áreas da Educação, Psicologia, Turismo e Saúde Integrativa. Sua formação acadêmica é sólida, com múltiplos doutorados em Ciências da Educação, Turismo e Medicina Integrativa, além de diversas especializações.
Sua carreira profissional é marcada por cargos de liderança e gestão, incluindo funções no Ministério de Hotelaria e Turismo de Angola e na Universidade Metodista de Angola. A professora também se destaca na pesquisa, com projetos relevantes como o Programa de Educação para a Cidadania Democrática, e possui publicações em revistas científicas.
X Confeso
O X Confeso acontece entre os dias 21, 22 e 23 de outubro com atividades nos campi Sede e Quinta do Paraíso. Com uma programação diversificada, que inclui conferências, minicursos, mesas-redondas e comunicações orais, o Confeso reafirma o compromisso do Unifeso com a educação, a ética, a diversidade e o desenvolvimento humano.
Confira a programação completa: https://unifeso.edu.br/apps/eventos/programacao/
Por: Raphael Branco