25/07/2025 15:23:35
Atualizado em 25/07/2025 15:26:00
Professor dos cursos de Medicina e de Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Frederico Kochem foi o único representante da América do Sul em um congresso internacional em Washington, capital dos Estados Unidos. Realizado pela Universidade Johns Hopkins, no dia 9 de julho, o “Ocupational Health in Music – Global Summit” debateu cuidados quanto à saúde dos profissionais da música.
Sua participação no evento se deu por ser coautor de dois capítulos de um livro que será publicado pela Oxford University Press. Chamado de “Oxford Handbook of Musician Health Advocacy”, a obra já é considerada um marco na promoção da saúde dos músicos e reúne contribuições de 128 especialistas como ele, distribuídos em mais de 20 países de todo o mundo.
Segundo o professor, esse projeto busca uma transformação no modo como a saúde é abordada no ensino superior em música, com foco em currículos educacionais, serviços clínicos e o papel desses profissionais.
“Participar desse evento foi extremamente enriquecedor, tanto do ponto de vista científico quanto humano. Foi uma chance única de apresentar a produção acadêmica brasileira em um palco internacional e também de ampliar colaborações a fim de fortalecer o cuidado e a promoção da saúde entre músicos no Brasil e em todo o mundo”, disse.
A produção e consequente publicação deste trabalho pela universidade americana possibilita um maior engajamento dos especialistas na criação de uma agenda global para a saúde dos músicos. As discussões propostas na obra são todas baseadas em evidências científicas e experiências práticas já consolidadas, com objetivo de construir um documento acadêmico-científico, chamado Position Paper, com recomendações internacionais para que outras instituições de ensino incorporem a saúde como parte estratégica de sua formação.
O congresso reuniu mais de 330 participantes de 21 países, proporcionando um ambiente rico de informações e diálogos entre acadêmicos e profissionais.
Por: Raphael Branco