23/07/2025 16:26:54
Em maio deste ano, uma aluna do sexto período do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participou como apresentadora no Congresso Hemorio 2025. O evento marcou a apresentação da estudante Thaissa Rosa com um trabalho científico relacionado com a acessibilidade e inclusão na hemoterapia.
O congresso aconteceu durante os dias 20, 21 e 22, incluindo a 56ª Jornada de Hematologia e Hemoterapia. Com presença de profissionais da saúde ligados à área em questão, palestrantes debateram sobre os desafios e avanços médicos no tratamento de distúrbios sanguíneos causados por diferentes doenças.
Thaissa levou para o debate o trabalho intitulado “Acessibilidade e Inclusão na Hemoterapia: Estratégias para Atendimento de Pessoas com Deficiência”, com o objetivo de refletir sobre a importância da temática para todos os públicos.
De acordo com a pesquisa desenvolvida por ela, a acessibilidade e a inclusão na área da hemoterapia são fundamentais, uma vez que contribuem diretamente para o fortalecimento de uma saúde mais equitativa e justa para todos os pacientes.
“O tema apresentado destacou estratégias práticas e de gestão voltadas para a eliminação de barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência nos serviços de hemoterapia. Abordarmos desde adaptações estruturais, capacitação de equipes para atendimento humanizado e acessível, até o uso de recursos de tecnologia assistiva”, explicou Thaissa Rosa.
Por: Raphael Branco