22/07/2025 16:15:37
Durante o primeiro fim de semana de julho, profissionais ligadas à Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) estiveram presentes na edição 2025 do Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa em Educação na Saúde, promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
O congresso reuniu diversos atores da educação na Saúde como educadores, profissionais da área, estudantes de graduação e depós-graduação, cientistas, inovadores, startups e formuladores de políticas públicas. Todos, com objetivo de interagir e discutir os novos avanços em saúde de precisão.
Representando a instituição estava a diretora de Ensino do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), Dra. Tatiana Simões; a coordenadora do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), professora Simone Rodrigues; a coordenadora do curso de Fisioterapia do Unifeso, professora Alba Fernandes; a assessora do curso de Medicina, professora Heloisa Badagnan; e Anne Federici, representando a Reitoria da universidade.
“A participação no CIIPES foi muito enriquecedora e nos proporcionou reflexões importantes para a melhoria da educação no nosso curso. Dentre os conteúdos assistidos, destaco as apresentações e workshops sobre avaliação discente, internacionalização e gestão acadêmica. As discussões foram produtivas e certamente contribuirão para aprimorar nossas práticas acadêmica”, destacou Simone Rodriges, coordenadora do curso de Medicina do Unifeso, após o evento.
Um dos debates mais importantes do congresso girou em torno do impacto da chamada Inteligência Artificial (IA) no ensino, pesquisa e inovação em saúde. Palestrantes e debatedores comentaram com a IA pode redefinir metodologias e impulsionar avanços, sempre enfatizando a importância de manter a humanização do ensino e da prática, garantindo que a tecnologia contribua com a qualidade educacional e ao cuidado centrado no ser humano.
“Este evento representou um marco fundamental para debater os desafios do futuro do ensino, da pesquisa e da inovação no dinâmico cenário da saúde”, pontuou a dra. Tatiana Simões.
Por: Raphael Branco