17/07/2025 15:39:45
Atualizado em 17/07/2025 15:44:00
Especialista pela residência médica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) em 2023, o médico Arthur Torrelio recebeu o Título Superior de Anestesiologia (TSA) após ser aprovado em um dos exames mais importantes para a prática desta especialidade da Medicina. Atualmente, ele atua na cidade de São Paulo, em hospitais da Rede D’Or São Luiz.
Natural de Cabo Frio, Arthur Torrelio entrou para a graduação de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) em 2013 e desenvolveu habilidades clínicas no período em que foi residente do hospital da instituição. Lá, ele teve a oportunidade de vivenciar o contato direto com pacientes no dia a dia, além de participar de diversas especialidades cirúrgicas.
“A residência médica no HCTCO foi a pedra fundamental em minha formação, onde pude estar em contato direto com pacientes diariamente, em diversas especialidades cirúrgicas”, disse o médico. Arthur, então, se dedicou junto à equipe do HCTCO e aos Serviços Médicos de Anestesiologia de Teresópolis (SMAT).
“Me interessei pelas aulas de fisiologia do Dr. Carlos Lacerda e tive o primeiro contato com a especialidade através do Dr. Guilherme Abreu, nos rotatórios do internato. A partir de lá, eu pude observar a parte prática dessa especialidade, aliando conhecimentos de fisiologia, fármacos e anatomia, por exemplo”, relembrou ele.
Título Superior de Anestesiologia
Morando atualmente na capital paulista, agora médico anestesiologista, Arthur Torrelio usou dos conhecimentos adquiridos nos laboratórios do Unifeso e das práticas realizadas nos centros cirúrgicos do HCTCO para passar e ser aprovado no exame TSA, tido como um dos títulos mais valorizados dentre hospitais e complexos de saúde do país.
De acordo com o médico, o TSA valoriza o currículo profissional, mostra o conhecimento prático e confirma o preparo para atuação nos mais diversos casos e situações clínicas. “A prova é um título de excelência em nossa área, atestando conhecimento teórico e prático. Ela é composta por avaliações baseadas na taxonomia de Bloom (uma classificação dos domínios de aprendizagem), e se propõe a comprovar que o profissional está devidamente habilitado a chefiar um serviço de residência médica”, explicou.
O exame ocorreu em duas etapas, sendo a prova escrita em dezembro de 2024 e a prova oral em julho deste ano.
Por: Raphael Branco