02/07/2025 16:03:08
Atualizado em 02/07/2025 16:12:00
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) homenageou os mais novos vencedores do Prêmio Leitor Unifeso, uma iniciativa que reconhece e valoriza os estudantes que mais utilizam o acervo da Biblioteca da instituição. Promovida semestralmente pela Gerência de Bibliotecas, a premiação contempla os alunos mais assíduos com um voucher no valor de R$ 250 para ser utilizado na Livraria Líttera.
Um dos destaques desta edição foi Antonio Francisco Rangel Morais, estudante do terceiro período de Medicina, que já possui formação anterior em Enfermagem. “Eu sempre gostei muito da parte física dos livros, mesmo com todo o avanço digital. A biblioteca hoje está muito diferente de 15 anos atrás, e é um espaço que nos permite explorar muitos conhecimentos. Às vezes, um livro traz aquela explicação que faltava para entender melhor o conteúdo”, contou Antônio, emocionado com o reconhecimento.
Outro premiado foi Tomas Michael Jalkh Simon, do terceiro período do curso de Psicologia. Para ele, o prêmio é um estímulo importante: “Motiva muito os alunos a continuarem frequentando a biblioteca e se dedicarem mais aos estudos. Tem uma sessão ótima de sociologia, antropologia, filosofia... tudo complementa a psicanálise e o comportamento, áreas que eu tenho explorado cada vez mais. O acervo é maravilhoso e dá uma profundidade no conhecimento”.
Mariana Cardoso Nunes Lippi, estudante de Odontologia que também conquistou o prêmio, compartilhou sua gratidão: “Gosto de estudar pelos livros físicos, nunca fui muito digital. A variedade e a disponibilidade do acervo são incríveis. Sempre venho atrás de um livro indicado por professores, mas acabo encontrando outros que me chamam atenção e complementam minha visão. Fico muito feliz com esse reconhecimento, é uma recompensa que vem do esforço nos estudos”.
A cerimônia de entrega do prêmio contou com a presença de professores, colegas e integrantes da equipe da biblioteca. Para o professor Alexandre Suarez, coordenador do curso de Odontologia do Unifeso, a iniciativa reforça o papel central da biblioteca na vida universitária. “É um incentivo essencial para os estudantes virem aqui, explorarem o acervo físico, que é riquíssimo e oferece uma experiência única. Folhear um livro, fazer anotações, buscar diferentes autores — tudo isso é insubstituível. É muito bom ver nossos alunos sendo reconhecidos e incentivados a buscar mais conhecimento”, destacou.
A Gerência de Bibliotecas reforça que todos os estudantes podem participar da seleção, que é feita automaticamente com base nos dados de uso do acervo.
Por Giovana Campos