CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




III Jornada da Luta Antimanicomial promete muitos debates aos alunos de Psicologia do Unifeso

14/05/2025 14:18:43

Entre os dias 13 e 16 de maio, o curso de Psicologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estará promovendo a III Jornada da Luta Antimanicomial 2025.1, com envolvimento de alunos, professores e profissionais convidados que atuam na área. O foco de todo o evento será debater a saúde mental, enfatizando a importância da luta antimanicomial.

Com objetivo de conscientizar os estudantes e a comunidade em geral, as atividades propostas pela jornada tratarão dos direitos das pessoas com transtornos mentais para o cuidado em liberdade, em busca de fomentar práticas que respeitem a dignidade e a autonomia de cada pessoa.

“Entender o movimento da luta antimanicomial é essencial para alunos de Psicologia, pois promove a reflexão crítica sobre práticas de cuidado em saúde mental, enfatizando a importância da liberdade, cidadania e respeito aos direitos humanos dos pacientes”, comentou o coordenador do curso de Psicologia, professor Bruno Campos.

Ainda segundo ele, esta mobilização está tendo resultados positivos em Teresópolis, uma vez que, no município, os últimos hospitais psiquiátricos conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram as atividades encerradas e os respectivos pacientes reintegrados às famílias ou encaminhados para residências terapêuticas.

Atualmente, Teresópolis conta com serviços especializados, como os centros de atenção psicossocial (CAPS I e II) para crianças, jovens e adultos. Essas unidades oferecem cuidados ambulatoriais e apoio contínuo a pacientes e familiares.

III Jornada da Luta Antimanicomial

Nesse primeiro semestre do ano, as atividades acontecem entre os dias 13 e 16 de maio em diferentes espaços do campus Sede do Unifeso, no Alto.

No primeiro dia da Jornada, as atividades são: às 9h, Roda de Conversa (Práticas de cuidado antimanicomiais na Atenção Primária à Saúde: Diálogos entre saúde mental e atenção básica); às 16h, Cine Debate com o filme “Bicho de Sete Cabeças”; e às 19h, Roda de Conversa (As máscaras brancas da saúde mental: O apagamento da Reforma Psiquiátrica Brasileira sob a perspectiva de Frantz Fanon).

No segundo dia, as atividades são: às 19h, Seminário (Saúde mental em cena: Falar do cuidado); às 16h, Filme (Nise: o coração da loucura); às 18h, lançado do livro “As Libras na Clínica Psicanalítica”; às 19h, seminário (Saúde mental em cena: Falar do cuidado); e também às 19h, a mesa (O mito da Anormalidade: A sociedade neoliberalista e a tentativa de silenciar e isolar “os diferentes” de uma suposta normalidade construída).

No último dia de evento, às 19h ocorre a mesa “A trilha da Humanização: como os cuidados e o tratamento do autismo se modificaram ao longo dos anos”.

Por: Raphael Branco

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.