25/04/2025 16:46:01
No dia 24 de março, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizou o evento “Como fazer a Emissão do Recibo Eletrônico Receita Saúde”, voltado para estudantes do 10º período e egressos de Psicologia, e estudantes de Ciências Contábeis. A atividade foi promovida em parceria entre o curso de Psicologia e o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF/Unifeso).
O objetivo do encontro foi apresentar aos futuros profissionais o funcionamento do novo sistema da Receita Federal, o Recibo Eletrônico Receita Saúde, ferramenta que passa a ser obrigatória para psicólogos autônomos e demais profissionais da saúde cujos serviços podem ser utilizados para dedução no Imposto de Renda por parte dos contribuintes.
A iniciativa integra as ações do NAF/Unifeso, que busca oferecer apoio a contribuintes em parceria com a Receita Federal, promovendo o conhecimento fiscal e contábil aplicado às necessidades reais dos estudantes e egressos.
O coordenador do curso de Psicologia do Unifeso, professor Bruno Campos, destacou a relevância do tema abordado. “O evento em parceria com o NAF – Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil, sobre a emissão do Recibo Eletrônico Receita Saúde, foi uma excelente oportunidade para nossos alunos de Psicologia compreenderem as implicações fiscais e contábeis na prática profissional. A iniciativa reforça o compromisso do Unifeso em proporcionar um aprendizado integrado e aplicado. Agradecemos ao NAF pela colaboração e contribuição ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes”, disse.
Já a professora Telma Amorim, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, explicou o contexto da palestra e reforçou o papel prático da atividade. “A palestra foi uma demanda do coordenador de Psicologia para essa novidade que surgiu para os profissionais de algumas áreas da saúde. Todas as áreas da saúde cujos serviços podem ser abatidos no Imposto de Renda passaram a ser obrigadas a emitir o recibo eletrônico pelo portal Receita Saúde. Foi um encontro bem bacana com os estudantes que estão prestes a se formar e também com recém-formados. O preenchimento do recibo é tranquilo, basta ter os mesmos cuidados que se tinha com o recibo manual”, explicou a professora Telma, ressaltando a importância da parceria para que o estudante tenha a prática da vida real.
Por Giovana Campos