CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Top do ensino superior: Unifeso está entre os melhores do estado, revela Inep

15/04/2025 16:53:20

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) comemora mais uma conquista: está entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com o resultado, o Unifeso fica em destaque entre as instituições públicas e privadas do estado, com o melhor Índice Geral de Cursos (IGC) de sua história.

O IGC é o principal indicador de qualidade do ensino superior no Brasil, calculado com base no desempenho dos cursos da instituição. Ele considera o Conceito Preliminar de Curso (CPC), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e outros critérios, como a titulação do corpo docente e a infraestrutura oferecida.

Em 2023, o Unifeso teve todos os cursos participantes do Enade avaliados com conceitos elevados (4 e 5), consolidando sua excelência acadêmica. Entre os cursos analisados estavam Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.



Graduações lideram o ranking no estado

O destaque vai para a graduação em Fisioterapia, que alcançou o primeiro lugar no ranking estadual com nota máxima no CPC (conceito 5). O curso de Farmácia também chegou ao topo do pódio na classificação geral. Já Biomedicina, Nutrição e Medicina Veterinária lideraram entre as instituições privadas do estado. Na área das exatas, o curso de Engenharia Civil ficou com a segunda colocação entre as instituições particulares.

Para a reitora do Unifeso, professora Verônica Santos Albuquerque, o resultado alcançado pelo Unifeso no IGC é fruto de um trabalho coletivo, consistente e contínuo. “A cada ciclo avaliativo, temos observado um crescimento, resultado do empenho da gestão, da dedicação dos nossos docentes — em sua maioria mestres e doutores em regime integral. A qualidade do ensino que oferecemos se reflete na seriedade com que nossos alunos participam das avaliações, especialmente no Enade, demonstrando senso de pertencimento e responsabilidade com seus cursos. Eles abraçaram o desafio com responsabilidade e engajamento, representando com excelência os seus cursos e o Unifeso como um todo”, enalteceu a reitora.

Verônica frisa que este não é um resultado isolado, mas sim parte de um processo de evolução que vem sendo construído com muito comprometimento por toda a comunidade acadêmica. É a construção de um cenário positivo que já era observado através das avaliações internas e externas feitas anteriormente. Recentes questionários, feitos com os estudantes no ambiente acadêmico a fim de avaliar infraestrutura, organização didático-pedagógica e oportunidades de formação, atingiram nota máxima em todos os itens, em todos os cursos. “Isso mostra o reconhecimento dos nossos alunos pela qualidade da experiência acadêmica que vivem aqui. Esse desempenho também dialoga com outras avaliações externas, como a acreditação pelo Conselho Federal de Medicina, o selo OAB no curso de Direito, entre outras visitas do MEC, todas com resultados muito positivos”, pontuou a reitora.

A diretora acadêmica de Ciências da Saúde, professora Mariana Arcuri, reforçou o papel do ambiente institucional na formação de qualidade, que valoriza a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos estudantes. “Ver esse esforço refletido nos indicadores do MEC, como o IGC e o CPC, é muito gratificante. É o resultado do empenho dos nossos alunos e de uma atuação colaborativa entre docentes, técnicos e gestores, sempre com foco na formação de profissionais éticos, competentes e preparados para os desafios da atualidade”, disse.

Já a diretora acadêmica de Ciências Humanas e Tecnológicas, professora Vivian Paim, destacou o compromisso institucional com a atualização constante e a formação de excelência. “A boa colocação reflete o comprometimento coletivo de toda a comunidade acadêmica do Unifeso. Prezamos pela qualificação do nosso corpo docente, na atualização das metodologias de ensino e na estrutura oferecida aos nossos estudantes, visando garantir uma formação de excelência, alinhada às demandas da sociedade e ao nosso compromisso com a educação transformadora”, afirmou.

Com quase seis décadas de história, milhares de profissionais formados e, atualmente, com cerca de sete mil estudantes matriculados, o Unifeso tem sido reconhecido no cenário educacional fluminense e nacional, firme na sua missão de oferecer uma educação superior de qualidade, inovadora e transformadora.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.