CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




HCTCO recebe habilitação para Cirurgia Cardíaca e Hemodinâmica pelo SUS, uma conquista histórica para Teresópolis

27/03/2025 15:34:25

Atualizado em 27/03/2025 16:20:00

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) anunciam uma conquista histórica: após mais de três anos de esforços e solicitações junto ao Ministério da Saúde, o hospital recebeu a habilitação para oferecer serviços de Cirurgia Cardíaca e Hemodinâmica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa habilitação representa um marco para a cidade de Teresópolis, já que a população passará a contar com acesso a procedimentos de alta complexidade essenciais para a saúde cardiovascular. Em breve, os pacientes poderão realizar cateterismo, angioplastia, implante de marca-passo, cirurgias cardíacas como revascularização e trocas valvares, entre muitos outros procedimentos fundamentais.

"O HCTCO, mais uma vez, sai na frente, reafirmando seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população. Esta é uma conquista imensurável para todos: para o nosso hospital, que segue crescendo e se modernizando; para o município de Teresópolis, que agora conta com um serviço de excelência; e, principalmente, para a população, que passa a ter acesso a atendimento especializado em Cardiologia pelo SUS", afirmou Luís Eduardo Possidente Tostes, Diretor-Geral da Feso. Ele também ressaltou o apoio fundamental do prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos, e do deputado federal Lindbergh Farias para a concretização dessa importante vitória.

Esse avanço só foi possível graças ao trabalho incansável da equipe do HCTCO e ao empenho da atual gestão municipal. “Quero agradecer à administração de Teresópolis pelo suporte na condução final do processo de habilitação. Há três anos buscávamos essa autorização junto ao Estado e ao Ministério da Saúde e, finalmente, com o apoio essencial do prefeito e do secretário de Saúde, conseguimos. Juntos, superamos desafios e garantimos que a população de Teresópolis tenha acesso a um atendimento de excelência, com tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados”, destacou a Dra. Rosane Costa, Diretora-Geral do HCTCO.

Ela reforça que a regulação será realizada pela Secretaria Estadual de Saúde e destaca o grande benefício para a população, que agora poderá realizar procedimentos cardiológicos de alta complexidade no próprio município, sem precisar de transferência para outras cidades. "Todos saem ganhando: o paciente, a cidade, o SUS, o HCTCO e a Feso. Estamos extremamente felizes e só tenho a agradecer à nossa equipe pelo empenho e dedicação ao longo desse processo. O HCTCO segue firme em sua missão de promover saúde, garantindo qualidade, acessibilidade e cuidado a todos", concluiu a Dra. Rosane.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.