O Observatório Pluralidades do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) publicou, neste mês de março, o artigo "Oito de Março e a Reverência a Notáveis Mulheres Invisibilizadas", de autoria das pesquisadoras Tainah Simões Sales Thiago e Claudia Freire Vaz. O texto destaca a importância da data comemorativa não apenas como um momento de celebração, mas também de reflexão crítica sobre a exclusão histórica das mulheres em diversos campos da sociedade.
A pesquisa evidencia como a historiografia tradicional tem sistematicamente apagado ou minimizado o protagonismo feminino em áreas como política, ciência e artes. O texto observa como muitas mulheres, ao desafiarem o silenciamento e ocuparem espaços de poder, foram perseguidas por estruturas patriarcais excludentes. O artigo também revisita marcos legislativos que, ao longo da história brasileira, reforçaram a desigualdade de gênero. Ressalta, ainda, a importância do pensamento feminista na atualidade para combater a sub-representação feminina na política e em outros setores.
O artigo completo pode ser acessado no site unifeso.edu.br, na aba Unifeso > Direções acadêmicas> Direção Acadêmica das Ciências Humanas e Tecnológicas> Observatórios, e convida a comunidade acadêmica e a sociedade a refletirem sobre a necessidade de ampliar a presença e o reconhecimento das mulheres na história e nos espaços de decisão.
Por Giovana Campos