24/03/2025 09:45:15
Atualizado em 24/03/2025 10:05:00
Na última quinta-feira, 20 de março, o curso de graduação em Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), reuniu a primeira turma de estudantes que irão participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto visa inserir os estudantes no meio escolar.
A abertura do PIBID no Unifeso aconteceu com presença de professores e coordenação do curso de Pedagogia, representantes de escolas parceiras do programa e alunos que farão parte desta inserção no ambiente escolar.
A chegada deste programa ocorre após aprovação junto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), após análise de documentos e aprovação. “Esse programa é essencial para a prática ligada à formação, pois enriquece nossa educação como um todo mostrando aos alunos que eles também já podem estar inseridos no mercado de trabalho”, explicou a professora Renata Lia.
Na prática atua como iniciação a docência para os alunos ainda em formação, capacitando-os a lidarem com uma série de desafios e objetivos com os quais professores vivenciam durante o trabalho em sala de aula. “Vinculado à educação inclusiva, as atividades também vão acontecer no espaço universitário com workshops e palestras, unindo teoria e prática com supervisão das escolas parceiras”, disse a responsável pela coordenação institucional do PIBID, professora Jacqueline de Cássia.
Atuação nas escolas parceiras
Neste momento, o programa conta com duas escolas parceiras. São elas: Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima e Centro Municipal de Educação Infantil Professora Marília Morgado Carneiro.
Cursando o quinto período do curso de Pedagogia e participante do PIBID, a estudante Lara Nogueira se prepara com objetivo de atuar na inclusão entre alunos. “Eu acho que a inclusão é um ato de amor. E precisamos trabalhar muito isso principalmente dentro da universidade para que consigamos formar profissionais capacitados em lidar com a inclusão futuramente”.
Sobre o PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oferece apoio aos alunos de cursos presenciais e EAD que se dediquem às atividades nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas estaduais e municipais de ensino.
Por: Raphael Branco