Unifeso - Ícone da Obstetrícia, Dr. Jorge Fonte de Rezende Filho ministra palestra e lança livro no VII Confeso

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Ícone da Obstetrícia, Dr. Jorge Fonte de Rezende Filho ministra palestra e lança livro no VII Confeso

21-10-2022

O médico obstetra Jorge Fonte de Rezende Filho, doutor em Medicina e Vice-Diretor da Maternidade-Escola da UFRJ, foi um dos grandes destaques do VII Confeso (Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso). Junto com o Dr. Joffre Amim Júnior, doutor em Clínica Obstétrica e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Perinatal da Maternidade Escola da UFRJ, ministrou palestra sobre Hipertensão na gestação e a importância do exame Ecodoppler, no dia 19 de outubro. O evento contou com a organização e a participação da professora Ana Paula Vieira dos Santos Esteves, docente nos cursos da saúde do Unifeso e moderadora da mesa redonda do evento.

“A pré-eclâmpsia é uma doença que mais preocupa pelo fato de ser a principal causa de morte materna e de comprometimento dos bebês. Por isso, falamos sobre as novidades em relação à identificação de risco para esta doença no pré-natal e a possibilidade de prevenção e a avaliação do bem-estar fetal, com o método consagrado neste modelo, que se chama doppler”, contou o Dr. Joffre Amim.

O Dr. Jorge Rezende aproveitou o momento com os acadêmicos do Unifeso para apresentar alguns dados preocupantes acerca da doença e das suas complicações. De acordo com o ele, a pré-eclâmpsia incide em 2,3% das gestações no mundo, 10,5% no Brasil; é responsável por uma em cada cinco mortes maternas; são 70 mil mortes maternas e cerca de 500 mil óbitos fetais ou neonatais por ano; e é responsável por 15% dos partos pré-termo. “Estes números já justificam que, em qualquer evento científico sobre obstetrícia, este seja um dos principais temas a serem falados”, observou o palestrante. O doutor Jorge Fonte de Rezende Filho possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia e é mestre e doutor em Medicina pela mesma instituição. Atualmente é Vice-Diretor da Maternidade-Escola da UFRJ.



Biblioteca Central faz primeiro evento de lançamento de livro

O VII Confeso também ficará marcado pelo primeiro lançamento de livro realizado dentro da biblioteca central do Unifeso. E para abrir com chave de ouro, o Dr. Jorge Rezende lançou mais uma obra valiosíssima para a Medicina: a Rezende Obstetrícia, 14ª edição, pela editora Guanabara Koogan.

A obra conta com a colaboração de um grupo de notáveis especialistas, cuja expertise é refletida nos 122 capítulos que a integram. Entre eles está a professora Ana Paula Esteves, do Unifeso, que contribuiu com quatro capítulos. “Fui convidada para participar do livro como enfermeira na área da obstetrícia. O autor abriu um leque muito grande nesta questão da interprofissionalidade, para além da questão de ter as condutas clínicas médicas, valorizar a equipe toda. Onde a Enfermagem está inserida, o autor quis dar notoriedade no livro, colocando as profissões nos devidos lugares, com as suas excelências, para entender que não basta ter só conhecimento, tem que unir todas as pessoas que querem trabalhar juntas realmente, valorizando a equipe como um todo”, disse.

Entre as principais novidades, estão o conteúdo on-line, disponível no Ambiente de Aprendizagem Virtual do Grupo GEN para todos os leitores que adquirirem a edição, e a inclusão de novos capítulos com temas que retratam o caráter atual da obra, como: Assistência às Gestantes e Puérperas frente à Pandemia de Covid-19; Atividade Física na Gestação; Políticas de Atenção à Gestação, ao Parto e ao Puerpério no Brasil; Cuidados com Pessoas e Famílias LGBTQIA+; Violência entre Parceiros Íntimos durante a Gestação e Maus-Tratos no Parto; Poluentes e Gravidez; Classificação de Risco e Escores de Gravidade; e Segurança do Paciente na Assistência Obstétrica.

“É um livro que norteia as boas práticas da especialidade, adotado e reconhecido pela organização pan-americana de saúde. É uma das fontes de referência para a Obstetrícia nas federações de especialidades e nas sociedades de Obstetrícia. Ele procura trazer a modernidade, com atualizações periódicas on-line”, destacou o autor.



Consagrado como um dos textos mais significativos da literatura brasileira na área de Obstetrícia, o clássico se mantém como uma importante referência para a formação de gerações de estudantes e profissionais da saúde. Cristina Bandeira, gerente das bibliotecas do Unifeso, contou que “estamos com uma nova visão da biblioteca, como um setor também para a divulgação de eventos científicos, abrimos as portas para a iniciativa, que veio do curso de Medicina”. Ela apontou ainda que “o autor é de relevância nacional, e é uma honra recebê-lo. Ele é um dos autores mais lidos na biblioteca e uma autoridade na área”.



Por Giovana Campos



 


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.