Unifeso - Estudantes de Arquitetura e Urbanismo participam de palestra com profissional do Quirguistão

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudantes de Arquitetura e Urbanismo participam de palestra com profissional do Quirguistão

30-11-2022

No dia 25 de novembro, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) recebeu uma palestrante ilustre, que fez lotar a Sala de Ateliê do curso de Arquitetura e Urbanismo. A arquiteta urbanista Meerin Aidakeeva veio diretamente do Quirguistão falar sobre “A gênese das cidades coloniais ao longo da Estrada Real/Brasil e A Grande Rota da Seda: Yurt - arquitetura de uma civilização nômade/ Quirguistão”. Cerca de 61 estudantes das quatro turmas do curso participaram da palestra.

Meerin veio ao Brasil para realizar a pesquisa de campo de sua tese de doutorado, que trata do impacto da colonização ao longo da Estrada Real, em Minas Gerais, mais especificamente em Ouro Preto. A pesquisa está sob co-orientação da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifeso, professora Letícia Prudente. “Estou responsável por recebê-la e por orientá-la no país. Além desta pesquisa, ela também apresentou uma técnica construtiva autóctone (nativa dos povos nórdicos, sobretudo de seu país) denominada Yurts, a qual tem importância como patrimônio cultural e baixo impacto ambiental por ser uma arquitetura caracterizada por ser montada e desmontada, conforme as demandas, pois foi desenvolvida pelos povos nômades”, explicou Letícia.

A palestra foi uma oportunidade acadêmica importante para os estudantes do curso, pois, além dos temas serem pertinentes e contemporâneos, também estimulou a internacionalização do ensino junto ao Unifeso. “A partir de informações da Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), expliquei sobre os programas de internacionalização que o Unifeso oferta e estimulei os estudantes a buscarem experiências fora do país, assim como a Meerim está fazendo. Afinal, todo o arquiteto e urbanista deve viajar para conhecer outras paisagens, cidades e perspectivas sobre a arquitetura, o urbanismo e as cidades!”, relatou a coordenadora do curso.

A palestra foi em inglês, contando com a tradução voluntária e qualificada do estudante Michael Pimentel, que morou um tempo nos Estados Unidos. Além dos estudantes, os professores Luiz Antônio Pereira, Beatriz Temtemples, Rafael Gomez e Pedro de Moraes também estavam presentes.

A professora Letícia contou ainda que Meerim aproveitou o tempo em Teresópolis para conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o festival PoêTerê, no Centro Cultural Feso Pro Arte, ficando encantada com a qualidade das atividades.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.