Unifeso - Estudantes da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo apresentam Trabalhos Finais de Graduação

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudantes da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo apresentam Trabalhos Finais de Graduação

11-07-2023

Diferentemente das outras graduações, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Arquitetura e Urbanismo chama-se Trabalho Final de Graduação (TFG). E, no fim deste ano, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) formará sua primeira turma nesta graduação.

De 3 a 5 de julho aconteceram as apresentações do TFG1, quando os graduandos apresentaram para uma banca, composta por professores e pela coordenadora do curso, as propostas dos projetos que serão defendidos no fim do ano, no TFG2. “Foi muito bom ter noção de todos os trabalhos. Os alunos apresentaram, neste primeiro encontro, uma análise sobre o tema, a pesquisa sobre terreno e as demandas locais. Foram apresentadas propostas de projetos em Teresópolis, em Guapimirim e em Magé, e os temas foram dos mais variados, desde centro para hospital veterinário a centros para moradores de rua”, explicou a professora Letícia Prudente, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifeso.

Os encontros acontecem no fim de cada semestre, e, para a apresentação dos TFG2, haverá uma banca composta por convidados externos. As apresentações serão abertas ao público.

“O TFG1 é um levantamento do que queremos, é uma definição do que vamos projetar e concluir no TFG2. Temos a etapa de uma apresentação física, numa prancha que chamamos de prancha súmula, em que fazemos uma súmula mesmo de tudo o que já projetamos; além de uma apresentação oral e de um caderno digital com todo o estudo desenvolvido. O tema do meu trabalho é ‘Paquequer, Terê te quer. Quero fazer uma requalificação do rio, que foi fechado e manilhado em vários pontos da cidade, mas ainda há como reverter isso e reabri-lo”, conta Iza Maria Pereira, estudante do 9º período do curso.

Ela apresentou o TFG1 no dia 4 de julho e os estudos que realizou demostram que é possível despoluir o rio Paquequer a baixo custo. “A ideia é fazer um projeto de desassoreamento, de limpeza, de abertura das margens e de conscientização da população. Vou evoluir pra segunda etapa para então apresentar o projeto que quero fazer. Trata-se de uma proposta que mistura Arquitetura da Paisagem com Urbanismo, pois proponho uma requalificação urbana das áreas por onde passa o rio”, adianta Iza.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.