Unifeso - Estudante de MedVet inicia estágio no ICMBio com bolsa do CNPq

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudante de MedVet inicia estágio no ICMBio com bolsa do CNPq

24-01-2024

O estudante Gilson Junior Pfister Simião, do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), foi aprovado no edital do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para atuar como estagiário bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atualmente, Gilson está envolvido em um projeto de Ecologia de Estradas, na Estrada da Barragem, localizada na Sede Teresópolis do Parnaso. O intuito é avaliar o impacto do tráfego de veículos dentro da sede, sobre a fauna da região para, posteriormente, indicar à gestão maneiras de mitigar esse problema. “Dito isso, estou realizando o monitoramento da fauna atropelada e estou debruçado na literatura referente ao tema”, detalhou. O estágio, iniciado em novembro de 2023, terá a duração de um ano, culminando na apresentação dos resultados no Seminário de Pesquisa e Encontro de Iniciação Científica do ICMBio em Brasília, previsto para agosto deste ano.

Para Gilson, essa oportunidade é o resultado de um sonho de trabalhar na conservação da natureza, uma paixão que foi cultivada durante sua trajetória acadêmica, especialmente ao  integrar a Liga Acadêmica de Animais Selvagens e Saúde Ambiental (LAASSA). “Dentro desta liga pude descobrir uma ciência multidisciplinar denominada Medicina da Conservação, e esta oportunidade de estágio me aproxima mais desse contexto. Contudo, o que mais me motivou foi o corpo docente, com professores que me inspiram e me incentivam a todo tempo”, contou o estudante. Destacando a influência positiva do corpo docente, Gilson mencionou dois professores, Alcides Pissinatti e Luiz Paulo Luzes Fedullo. “A dedicação e o estímulo desses professores foram fundamentais para minha escolha por essa área de estudo pois, para mim, são referência no estudo de animais selvagens e conservação da natureza”, disse.

Gilson destaca também o papel fundamental das ligas acadêmicas. “Não posso deixar de mencionar a presença da Liga Acadêmica de Animais Selvagens e Saúde Ambiental (LAASSA), e que considero muito importante a presença das mais variadas ligas de estudos dentro do ambiente acadêmico. A LAASSA, desde o início do curso, veio me proporcionando oportunidades de aprender mais sobre essa área do conhecimento, através de cursos, palestras, visitas técnicas e o tradicional Bate-papo Selvagem, que acontece todas sextas-feiras”, contou.



Inicie sua jornada acadêmica em 2024!

O Unifeso está com o processo seletivo do Vestibular aberto, para início das aulas neste primeiro semestre de 2024. Tem vagas para Medicina Veterinária e outros cursos nas áreas da Saúde, Humanas e Tecnologia. Para quem busca excelência acadêmica, flexibilidade e uma ampla gama de áreas de atuação, o Unifeso é a melhor escolha. Além disso, para os novos matriculados têm garantido, até o fim do curso, 50% de bolsa (exceto para Medicina). Confira os detalhes no edital. Os candidatos podem escolher por ingressar via Redação On-line ou pela nota do Enem. 



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.