Unifeso - CPA do Unifeso recebe conceito máximo do MEC

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




CPA do Unifeso recebe conceito máximo do MEC

29-08-2023

Em maio deste ano, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) passou pelo processo de Recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), através do qual obteve a nota máxima, 5, reafirmando a qualidade do Ensino Superior e o compromisso com a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho. Dos cinco eixos avaliados pelo MEC, um diz respeito à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição de ensino e, mais uma vez, o Unifeso levou a nota máxima.

Essa classificação de excelência do MEC reconhece o árduo trabalho de uma instituição com mais de 50 anos de experiência na área da educação, bem como o empenho de toda a comunidade acadêmica. Além disso, serve como referência para que futuros estudantes universitários façam escolhas mais acertadas ao ingressarem na vida acadêmica.

“A CPA corresponde a um eixo inteiro da avaliação feita pelo MEC. Recebemos a nota 5, considerando o nosso processo de autoavaliação institucional, mostrando que fazemos o processo de avaliação do Unifeso, que temos evidências e que a comunidade acadêmica está sensibilizada, apropriando-se desses resultados. A comunidade acadêmica participa de todos os processos avaliativos da CPA, que faz a análise e a divulgação desses resultados. E os nossos relatórios de autoavaliação também receberam o conceito máximo do MEC”, explica a professora Vivian Paim, coordenadora da CPA do Unifeso.

A avaliação do MEC aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de maio, quando o Unifeso recebeu a visita virtual in loco, de uma comissão avaliadora externa composta por três docentes indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Durante a visita virtual, os avaliadores analisam documentos, entrevistam representantes institucionais e docentes e realizaram a avaliação in loco das instalações físicas da instituição. Toda a apresentação é feita por meio de videoconferência. Nessa ocasião, procedimentos são gravados e tornados públicos para maior transparência dos processos.

Sobre a CPA do Unifeso

A Comissão Própria de Avaliação do Unifeso existe há 24 anos. Ela foi implantada em 1999, muito antes da Lei nº 10.861, de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e determinou que em cada instituição de educação superior (IES) houvesse uma CPA. Ao longo destes 24 anos, a comissão do Unifeso foi aprimorando as pesquisas, alinhadas às mudanças institucionais, tornando-se reconhecida e como um importante instrumento de crescimento da instituição de ensino.

A CPA é uma comissão autônoma, formada por representantes dos diversos segmentos que constituem a comunidade acadêmica (professores, estudantes, técnico-administrativos) e também por membros da sociedade civil. As pesquisas realizadas pela CPA possuem um processo dinâmico de caráter ativo, proporcionando o aprimoramento dos processos de gestão e planejamento, assim como o fortalecimento do Unifeso. Saiba mais sobre a comissão aqui.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.