Unifeso - Conheça os benefícios da cirurgia bariátrica

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Conheça os benefícios da cirurgia bariátrica

20-07-2022

Muitas vezes, você se vê lutando contra a balança peso e se sentindo como se estivesse preso a um ciclo de ganho de peso? Além disso, você provavelmente já tentou várias dietas, para no final ver o seu peso continuar aumentando?

O fato é que mais de 95% das pessoas que fazem parte de programas não cirúrgicos falham em alcançar e manter um controle significativo do peso por um longo período de tempo. Sabe-se hoje que a cirurgia bariátrica é o tratamento mais eficaz para a perda de peso e, principalmente, para a manutenção do peso perdido quando se trata de casos graves de obesidade, com IMC maior que 40, ou quando a obesidade, com IMC maior que 35, já traz complicações metabólicas, osteoarticulares ou psicossociais, causando doenças como: diabetes, hipertensão arterial, distúrbios de colesterol, gordura no fígado (esteatose hepática/esteatohepatite), transtornos do sono, infertilidade, artrose de joelhos e coluna, hérnias de disco, estigmatização social, dentre outras. 

“A cirurgia está indicada nos casos em que a pessoa tem uma história de luta contra o peso de longa data, tendo se submetido a múltiplas tentativas de tratamentos para emagrecer, porém, sem alcançar o sucesso esperado. A cirurgia bariátrica funciona alterando a anatomia do trato gastrointestinal (estômago e sistema digestivo) e causando diferentes alterações fisiológicas no corpo que alteram o equilíbrio energético e o metabolismo da gordura.  Ao alterar sua anatomia gastrointestinal, certos procedimentos bariátricos afetam a produção de hormônios intestinais de uma maneira que reduz a fome, o apetite e aumenta a sensação de saciedade. O resultado final é a redução no desejo e na frequência de comer”, explica o Dr. Leonardo Ferraz, coordenador do Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).

Ele destaca que a operação não cura a obesidade, mas irá contribuir para a perda de peso. O sucesso do tratamento cirúrgico depende de absoluta cooperação e dedicação em seguir as orientações da equipe multidisciplinar durante o preparo pré-cirúrgico e acompanhamento pós-operatório. “As cirurgias bariátricas resultam em sucesso a longo prazo na perda de peso. A maioria dos estudos demonstra que mais de 90% dos indivíduos afetados pela obesidade grave conseguem manter a perda adequada do excesso de peso após cirurgia bariátrica”, diz Dr. Leonardo.

O HCTCO dispõe de um Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica. Trata-se de um centro multidisciplinar e integrado, inédito em Teresópolis, destinado ao atendimento de pacientes obesos e/ou com doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, doença hepática gordurosa, entre outras. O novo Centro oferece uma série de especialidades, que poderão atender a variados casos e necessidades de cada paciente, dentre eles: cardiologia, endocrinologia, endoscopia, nutrição, psicologia e psiquiatria. 

A infraestrutura conta com instalações modernas e equipamentos para atender confortavelmente o paciente obeso. Para mais informações acesse: unifeso.edu.br/bariatrica/ ou ligue (21) 99650-6064.

 Por Juliana Lila

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.