Unifeso - Confira programação de abril do Centro Cultural Feso Pro Arte

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Confira programação de abril do Centro Cultural Feso Pro Arte

06-04-2023

O Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) abrirá suas portas, no mês de abril, para uma programação especial, que contemplará apresentações musicais e de dança, eventos literários, roda de conversa, exposições e a inauguração do espaço AMA Leitura. Lembrando que a exposição do Acervo do Patrimônio cultural da Fundação Theodor Albergue e da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) está aberta ao público para visitação todos os sábados. Confira alguns destaques do que vai rolar e programe-se:

Inauguração do Espaço AMA Leitura na Pro Arte

Data: 15/4

Horário: 18h

O Instituto AMA Leitura, em parceria com o Centro Cultural Feso Pro Arte, convida para a Inauguração do Espaço AMA Leitura na Pro Arte. O espaço foi especialmente planejado para a realização das aulas, oficinas e atividades literárias previstas ao longo do ano para crianças, jovens e adultos. Além da oferta de cursos, os alunos serão convidados a interagirem em diversos eventos culturais realizados pela Pro Arte, como: contações de histórias, festas em datas comemorativas, exposições, lançamentos de livros, encontros com autores, apresentações musicais e teatrais, além do tradicional Festival PoÊterÊ. O alunos AMA Leitura que se destacarem poderão ser convidados para atuarem em tais eventos recebendo bolsa auxílio e certificado de participação.



Grupo In-Versus

Data: 15/4

Horário: 17h

O projeto atualmente é um Grupo Artístico de Representação Institucional da UFRJ (GARIn) coordenado pelos professores Celso Ramalho e Paulo Sá. Tem como proposta resgatar a canção como poesia cantada, para o âmbito dos estudos poético-literários como uma forma de compreendê-la desde o seu movimento originário. Os músicos do grupo UFRJ IN-VERSOS, que integram também o projeto de extensão, apresentarão os resultados das ações de criação e performance em arranjos e composições originais. Para o grupo, cantar a poesia é fazer emergir a condição poética no seu sentido mais primordial, portanto, mais originário.



Café Teatro Filosófico com tema: Shakespeare - Peça: Otelo

Data: 15/4

Horário: 16h



Professor Dr. Ronal Silveira realiza recital palestra com seus orientandos João Daniel Matos e Yuri Belo

Data: 22/4

Horário: 17h30

Ronal Silveira é professor de Piano da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, foi professor de Piano da UNIRIO e professor de Piano de Música de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música. Pianista detentor de 17 prêmios em concursos de piano, atualmente é Diretor da Escola de Música da UFRJ.



Encontros Literários: Bem me ler" por Terezinha Espinoza, Ana Maria de Andrade, Gicele Faissal e Líria Machado

Data: 28/4

Horário: 18h

O grupo se reúne para discussão pós-leitura de livros e tem como objetivo fomentar a leitura como importante para manter uma qualidade de vida. O livro a ser debatido neste encontro é "O naufrágio das civilizações", de Amin Maalouf, que demonstra como as civilizações se lançaram à deriva e se encontram, agora, diante de um iminente naufrágio.



Grupo Gruda: Experimente-se

Data: 29/4

Horário: 19h30

O Grupo de Dança Experimental do Unifeso (Gruda) é um projeto de extensão do PLAMC - programa de literatura, artes, memória e cinema da Direção Acadêmica de Ciências da Saúde do Unifeso. O Gruda tem como objetivo abrir oportunidades para pensar e praticar a dança em suas diferentes expressões e ritmos, no Unifeso e demais espaços de arte da cidade de Teresópolis. A ideia desta apresentação é mostrar que independente do ritmo e do tipo de dança - forró, soltinho, contemporâneo, livre ou improvisado - podemos nos divertir e emocionar.



Concerto de Gala: Pianista Eudóxia de Barros

Data: 29/4

Horário: 20h

Dona de um extenso e premiado currículo e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, Eudóxia de Barros se destaca no cenário musical brasileiro sobretudo por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se e levar a música a todos os rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista. Mesmo as cidades mais longínquas e pequeninas têm tido a oportunidade de apreciar um repertório de alto nível e cuidadosamente selecionado, no qual sempre se destacam obras-primas de compositores nacionais. Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda, de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVDs. São um marco cultural importante para nosso país e um exemplo a ser sempre lembrado, aplaudido e imitado.

Confira a agenda cultural completa aqui.



Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.