Unifeso - Comissão Própria de Avaliação apresenta resultados da Pesquisa CPA 2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Comissão Própria de Avaliação apresenta resultados da Pesquisa CPA 2022

07-03-2023

Toda instituição de ensino superior deve ter uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), trata-se de um cumprimento de um requisito legal. Essas comissões devem avaliar as instituições com base nos eixos preestabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei n° 10.861.

A CPA do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) é anterior a essa lei e tem como premissa não só o cumprimento de um requisito legal, mas de um instrumento de melhoria institucional e da qualidade do ensino. A CPA do Unifeso é formada por representantes de diversos segmentos da instituição, ou seja, por professores, alunos e funcionários técnico-administrativos, que não recebem qualquer pagamento, já que se trata de um trabalho voluntário, em prol da instituição.

A pesquisa apresentada, dia 28 de fevereiro, foi resultado da coleta de dados feita durante o ano passado, de outubro a dezembro. Em 2022, foram avaliados os eixos Políticas Acadêmicas e Políticas de Gestão. O relatório está disponível no site do Unifeso.

“Hoje vamos apresentar o compilado dos resultados da Pesquisa CPA 2022. Esta pesquisa é aquela que vocês comumente conhecem como projeto dos tablets, mas que passou por mudanças. Esta pesquisa é antiga na instituição, existe desde 2015, e fomos inovando e ganhando uma envergadura de divulgação muito grande. É uma pesquisa qualitativa, que envolve também a análise de documentos, como editais, relatório de atividades etc., e quantitativa, em que são usados instrumentos de avaliação de curso e de centro universitário”, explicou a professora Vivian Paim, coordenadora da CPA.

Para cada pesquisa, a CPA lança um edital, em que são selecionados os pesquisadores, em sua maioria bolsistas, responsáveis por elaborar e circular a pesquisa e fazer a análise de resultados para o relatório final, que é entregue ao Ministério da Educação (MEC). A pesquisa é respondida por professores, alunos, funcionários técnico-administrativos e pela a sociedade civil, no caso, usuários das clínicas do Unifeso e do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.