Unifeso - Comissão de Ética Médica do HCTCO toma posse em evento com o Cremerj

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Comissão de Ética Médica do HCTCO toma posse em evento com o Cremerj

30-08-2022

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) promoveu o Ciclo de Palestras sobre Prontuário e Ética Médica, no dia 17 agosto, no Centro de Estudos do Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO). O evento também realizou a solenidade de posse da Comissão de Ética Médica da unidade.

O conselheiro Carlos Romualdo Barboza, que é coordenador da Delegacia do Cremerj em Teresópolis e membro da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do Conselho, apresentou uma palestra sobre Ética Médica, em que ressaltou a importância de os médicos conhecerem a fundo o Código de Ética Médica, cumprindo-o rigorosamente.

Em seguida, a conselheira Beatriz Costa, que é coordenadora da Comissão de Integração do Médico Jovem e da Coordenação das Comissões de Ética Médica do Cremerj, falou sobre atestado e prontuário médico. Na ocasião, ela destacou a necessidade do preenchimento adequado dos documentos como forma de proteção para o paciente e para o médico.

Já o conselheiro responsável pela Câmara Técnica de Medicina Legal e Perícias Médicas do Cremerj, André Medeiros, ministrou uma palestra sobre atestado de óbito, em que esclareceu dúvidas dos médicos sobre o documento.

“É sempre importante receber o Cremerj, que é o órgão que nos representa, aqui no hospital. Este evento marca uma discussão que achamos extremamente importante trazer pro corpo clínico, que é falar da ética médica e do preenchimento correto dos prontuários da declaração de óbito. Existe uma dificuldade do médico em relação a isso, e no currículo este tema não é muito abordado. É fundamental, então, falarmos bastante sobre a ética médica, a ética no comportamento, nas atitudes, no prontuário e com o paciente”, destacou a Dra. Rosane Rodrigue Costa, diretora Geral do HCTCO.

Após as palestras, aconteceu a solenidade de posse da Comissão de Ética Médica do HCTCO. Tomaram posse como membros efetivos: Dr. José Francisco Juvinão Carbono; Dr. Carlos Eduardo de Souza Scannavino e Dra. Luciana da Silva Nogueira de Barros; e como membros suplentes: Marcia de Freitas, Patricia da Silva Barbosa e Renata Barreto Marques.

“Hoje também daremos posse à Comissão de Ética Médica do HCTCO. Espero que tenhamos uma comissão bem atuante para que a nossa unidade se torne um hospital cada vez consolidado. Ter uma comissão de ética forte dentro do hospital é extremamente importante para tratar as questões de forma transparente. Trata-se de um braço do Cremerj dentro do hospital, que não tem poder punitivo, mas de sindicância”, explicou a Dra. Tatiana Simões, diretora de Ensino do HCTCO.  

Por Juliana Lila com informações do Cremerj

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.