Unifeso - Centro Cultural Feso Pro Arte inaugura o Espaço AMA Leitura

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Centro Cultural Feso Pro Arte inaugura o Espaço AMA Leitura

12-04-2023

Estimular a formação de novos leitores, desde a infância, e a formação de mediadores de leitura, tanto nas escolas quanto nos espaços culturais, de forma a ampliar a cultura leitora em Teresópolis. Este é o desejo da autora e ilustradora Ana Maria de Andrade, que, no dia 15 de abril, inaugura o Espaço AMA Leitura, no Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA).

A parceria de colaboração cultural entre o CCFPA e o Instituto AMA Leitura tem por objetivo desenvolver atividades gratuitas de literatura para crianças e adolescentes. O espaço foi construído com muito cuidado e vai abrigar atividades de contação de história, biblioteca infantil e eventos literários. A ideia é oferecer atividades agendadas para as escolas, durante a semana, e, nos fins de semana, abrir o espaço para o público.

“O Espaço AMA Leitura pretende ser bem democrático e unir as pessoas que trabalham com literatura infantojuvenil em Teresópolis. A ideia é fazer lançamentos de livros infantis e apresentar os contadores de histórias da cidade. Queremos convidar todas as escolas, tanto as particulares como as da rede pública, a levarem os alunos ao Centro Cultural, que está muito bonito e todo reestruturado, com uma programação muito bem cuidada. E o Espaço AMA Leitura é mais uma opção de programação para a garotada e para a família”, disse Ana Maria.

Curso para formação de mediadores e contadores de histórias

Às quartas-feiras, das 8h às 10h30, será oferecido o curso gratuito AMA Leitura, voltado para estudantes das graduações de Pedagogia e de Psicologia e profissionais da área da Educação que tenham interesse em se especializar mediadores de leitura ou contadores de história. O curso vai oferecer conhecimentos acerca da literatura infantojuvenil, além de técnicas de contação de história, abordando tanto conteúdo teórico como prático. “A ideia é que os alunos apliquem o que foi aprendido no curso nas escolas onde fazem estágio ou nos espaços culturais onde desenvolvem atividades. Vamos abrir um leque de possibilidades para que os alunos possam desenvolver na prática o que aprenderam”, explica Ana Maria.

O curso acontecerá durante todo o ano letivo de 2023, e a aula inaugural será no dia 19 de abril, em alusão ao Dia do Livro e ao nascimento de Monteiro Lobato, celebrados em 18 de abril. Ao término do curso, os alunos receberão um certificado de agentes de leitura e de contadores de história.

Os interessados em fazer o curso podem se inscrever, até o dia 15 de abril, pelo e-mail cursos@proarte.feso.br, colocando no assunto da mensagem a informação: Inscrição Curso Feso/AMA Leitura. É necessário informar no e-mail: nome do inscrito, data de nascimento, RG, CPF, estado civil, nome do responsável (alunos menores de idade), grau de parentesco, nacionalidade, naturalidade, endereço, CEP e telefone. O curso é gratuito, porém, tem vagas limitadas.

O Instituto AMA Leitura

O Instituto AMA Leitura foi fundado pela autora e ilustradora Ana Maria de Andrade, em 2012, em Teresópolis. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o livro e a leitura e oferecer ações que formem o novo leitor. Atua também para estimular que as escolas tenham seus espaços de leitura, suas bibliotecas e professores preparados para trabalharem a literatura com as crianças, de forma que faça parte do dia a dia da escola e não somente como uma atividade pontual, permeando todas as outras disciplinas. “A literatura é a base de todas as outras artes e é fundamental para a infância, já que acompanha a ampliação do vocabulário, o domínio da linguagem escrita e falada, o conhecimento de mundo e formação de opinião”, destaca a fundadora do Instituto.

Programação de abril

Além da inauguração do Espaço AMA Leitura, o Centro Cultural Feso Pro Arte abre suas portas, no mês de abril, para uma programação especial, que contemplará apresentações musicais e de dança, eventos literários, roda de conversa e exposições. Lembrando que a exposição do Acervo do Patrimônio cultural da Fundação Theodor Albergue e da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) está aberta ao público para visitação todos os sábados. Confira a agenda do mês aqui.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.