Unifeso - Carnaval Feso Pro Arte abre alas para a cultura popular

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Carnaval Feso Pro Arte abre alas para a cultura popular

20-02-2023

O mês de fevereiro está acabando, mas vai ficar marcado na história do Carnaval de Teresópolis. Isto porque a principal festa popular brasileira foi incorporada à agenda cultural do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA), abrindo a programação do ano de 2023 com apresentações artísticas e culturais que retrataram a história do Carnaval no Brasil e suas manifestações na cultura de Teresópolis, privilegiando os artistas locais e aqueles vinculados às instituições parceiras do Centro Cultural. A programação começou no início de mês com muita folia e foi intensa, estendendo-se até este último fim de semana de fevereiro, dias 25 e 26, com exposições sobre o tema e documentário. Confira.

“Quando fomos convidados pela direção da Feso Pro Arte para fazer parte desta parceria, a família do Bloco Bebe Rindo acreditou que seria um sucesso. Não cansamos de falar que esta parceria ia fazer o carnaval reviver em nossa cidade. Para a família do Bloco Bebe Rindo, foi fantástico, pois estávamos totalmente sem interesse em participar deste carnaval,  por falta de estrutura geral. Mas a parceria foi um horizonte que se abriu, e dentro das nossas humildes condições do momento, ganhamos um gás para fazer este carnaval”, contou Walter Museo, presidente do Bloco Bebe Rindo, que realizou, neste ano, a sua 45ª Feijoada no Esquenta Carnaval e um desfile que levou para a ‘avenida’ muita emoção. “Sentimos em cada participante um momento de liberdade, muita alegria e um povo que abraçou aquele momento único. Só temos que agradecer muito à diretora Edenise Antas e à Feso Pro Arte por ter acreditado na família do Bloco Bebe Rindo. Esperamos que esta parceria tenha vida longa, pois dela surgiu o Bloco Baby Rindo, que foi um grande sucesso”, destacou Walter.

O Bloco Samba & Amor também foi destaque na programação da Feso Pro Arte. A ideia começou antes da pandemia e, passadas as medidas restritivas, foi a deixa para estrear e embarcar no Samba e Amor. “É um bloco de resistência cultural e gente pensante em cultura de modo geral, artes plásticas, estética, engajamento, diversidade em construir e reconstruir um pouco da nossa história. E, para isso acontecer neste ano, a parceria com o Centro Cultural foi fundamental”, disse Bira, presidente do bloco.

O Bloco Quilombo da Serra também marcou presença no Carnaval e no Esquenta. O integrante Bimbinho explicou que, através do Projeto Quintal das Artes de Terê (organização social para a promoção cultural, artística e social com foco na inclusão digital), formou-se a Bateria Show, que sai no Bloco Quilombo da Serra e dá suporte ao Bloco Bebe Rindo. O projeto conta ainda com aulas de percussão, de violão, de cavaquinho, de dança, de cultura afro, entre outras”, contou Bimbinho.

E a folia não só se espalhou pelas ruas do Alto, como também fez sucesso nas redes sociais. Franciele Pecene soube do evento pela divulgação no Instagram e, por recomendações de amigos, levou sua filha para pular carnaval e estrear o bloco Baby Rindo. “Meus amigos disseram que o carnaval aqui estava sendo muito tranquilo, e já conhecia o espaço por outras atividades, como aulas de dança”, disse.

Além dos blocos, a folia contou com Baile Matinê, DJ, Marchinhas, Roda de Samba e Choro, Exposições, Contação de Histórias, Oficinas, feira, apresentações de documentários, entre outras atividades.

Claudia Coelho, produtora cultural de Teresópolis, contribuiu com o projeto infantil de contação de histórias. “Aproveitamos a data festiva para estimular a literatura, a leitura e a criatividade nesta data festiva. É maravilhosa esta parceria, pensamento e consciência cultural de trazer a ‘bibliofilia’ para as crianças curtirem neste carnaval”, notou.

Sandra Dias, professora de artes e produtora cultural, comandou a Oficina de Máscaras de Carnaval. “Cabe a nós fazer esta inserção das crianças na arte e na cultura”, observou a artista.



Um passo histórico para grandes e novos eventos culturais

A professora Edenise Antas, diretora do CCFPA, explica que a Pro Arte está vivendo um momento de mudança, passando a ser uma unidade mantida pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), pois, antes, estava incorporada ao Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) como um grande projeto de extensão. “Esta autonomia traz o desafio para desenvolvermos as atividades artísticas e culturais em uma perspectiva de maior amplitude, de maior número de espetáculos, de tratar melhor a diversidade e as diferentes formas de manifestação artístico cultural, considerando que, esta diferença, é a potência criativa no campo da cultura”, observou Edenise.

De acordo com ela, agora a agenda cultural está muito mais ampla. “Vamos abrir aos fins de semana, estamos reestruturando toda a parte da Escola de Artes, inauguramos um Centro de Documentação e Memória e ampliamos o número de galerias, entre outras ações no âmbito administrativo, processual e no estratégico, em que reposiciona o CCFPA em uma dinâmica de uma cidade que conta com artistas renomados, pessoas com muito talento, e por ser uma cidade turística, que precisa de grandes eventos.

Ela destaca que, além do Carnaval, no ano passado foi agregada à agenda a Festa Junina, e serão mantidos os eventos já tradicionais, como o PoêterÊ; o Festival de Poesia, que está em sua 23a edição neste ano; as apresentações musicais; de teatro; as artes visuais, contemplando artistas locais e artistas de projeção nacional e também internacional. “Temos apresentações oriundas de nossos cursos e projetos de inclusão social, como o Música para Juventude, que acontece juntamente com a Escola de Música da UFRJ”, lembra a diretora, que está dialogando com secretarias municipais e escolas para futuras parcerias de atividades integradas.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.