Unifeso - Beer Game: estudantes simulam o fluxo de uma cadeia de suprimentos simplificada

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Beer Game: estudantes simulam o fluxo de uma cadeia de suprimentos simplificada

29-03-2023

Todo semestre, estudantes do 7º período do curso de Administração do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participam do Beer Game, ou Jogo da Cerveja, durante a disciplina de Administração de Materiais e Logística. Este semestre, a dinâmica aconteceu o dia 1º de março.

Nenhuma cerveja é envolvida durante o jogo, e o mesmo não faz apologia ao consumo da bebida. Na década de 60, o professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) John Sterman desenvolveu o jogo.  Acredita-se que o nome foi criado por Sterman para chamar mais a atenção dos estudantes.

“‘O Jogo do Suco’, por exemplo, poderia não ter tanto impacto, não é mesmo? O objetivo principal do jogo é simular o fluxo de materiais e de informações em uma cadeia de suprimentos simplificada, que vai da fábrica ao consumidor final, passando pelos atacadistas e distribuidores”, explicou o professor Rafael Cezar Menezes.

De modo geral, o jogo é utilizado em cursos de pós-graduação, em MBAs e em treinamentos de executivos nas empresas. Vence o jogo a cadeia de suprimentos que souber gerenciar melhor os custos logísticos envolvidos.

Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.