Unifeso - Artigo: Covid-19 - Informação Científica, Autonomia das Pessoas e Defesa da Vida

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Artigo: Covid-19 - Informação Científica, Autonomia das Pessoas e Defesa da Vida

22-05-2020

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), José Feres Abido Miranda, publicou o artigo “Covid-19 - Informação Científica, Autonomia das Pessoas e Defesa da Vida”. O estudo foi motivado pela divulgação de múltiplas informações distorcidas ou enganosas observadas nas diferentes mídias que chegam a toda a população, assim como por declarações de gestores de saúde e políticos que apontam a ciência como o pilar para tomar decisões nas políticas de saúde. Por diferentes razões, quase sempre, não demonstram como isto ocorre numa linguagem de compreensão fácil pela população. 

O objetivo do artigo é contribuir para superar estas dificuldades de comunicação por parte de quem informa, incluindo os diferentes profissionais de saúde, e oferecer a possibilidade, para quem é informado, de compreender como é complexo construir o conhecimento, indicando a estes como pode apropriar-se ou checar a validade das informações que recebe. O artigo explicita como a ciência opera para definir a qualidade dos estudos, promove sínteses e, assim, assegura maior consistência às recomendações científicas para a tomada de decisão pelos operadores de saúde. 

No texto, são apresentados alguns exemplos muito significativos de pesquisas relevantes, destacando os aspectos que contribuem para compreender o momento da ciência frente à pandemia da Covid-19. Confira o artigo na íntegra aqui

O professor também abordou o assunto no Podcast Unifeso desta semana. Escute aqui

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.