Unifeso - Unifeso realiza I Oficina de Bambu – Identificação e Tratamento de Bambus

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso realiza I Oficina de Bambu – Identificação e Tratamento de Bambus

09-08-2023

Estudantes de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo participaram da I Oficina de Bambu – Identificação e Tratamento de Bambus, com a arquiteta urbanista Fabiana Ferreira de Carvalho, no Campus Quinta do Paraíso, em maio deste ano. A atividade, organizada pelos professores Letícia Prudente e Rosembergue Freire Junior, foi dividida em duas partes.

A primeira foi uma palestra sobre o tema da oficina, no auditório do Prédio Alice Pereira, e a segunda uma atividade prática de tratamento de algumas varas de bambu do tipo mirim, trazidas pela palestrante, no Laboratório de Materiais e Estruturas. O evento atraiu o interesse também da comunidade externa, ou seja, outras pessoas interessadas em construções com bambu.

“Foi importante esta atividade para o estímulo à pesquisa e à aplicação deste tipo de material construtivo e espécie paisagística, tanto na área de Engenharia Civil como na de Arquitetura e Urbanismo. Os alunos se interessaram, e estamos organizando um núcleo de pesquisa integrado entre cursos sobre o bambu”, contou a professora Letícia Prudente.

“Os palestrantes apresentaram a diversidade de espécies que existem, trazendo consigo modelos para ser mais fácil o entendimento a partir da visualização de cada espécie. Após a etapa das explicações foi possível fazer a parte prática em laboratório, onde os estudantes tiveram a oportunidade de fazer o processo de proteção do bambu com a utilização do maçarico para os experimentos”, contou a estudante Larissa Castilho Carius, do 10º período de Arquitetura e Urbanismo.

“A palestra e a oficina foram muito interessantes e educativas porque, além de recebermos as informações em palestra por pessoas experientes no assunto, foi possível colocarmos em prática o que foi dito, tornando assim muito mais efetivo o aprendizado”, concluiu o estudante Lucas Ramos Corrêa, do 10º período do curso de Engenharia Civil.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.