CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Professores e estudantes participam de palestra sobre criação de startups a partir de pesquisas acadêmicas

21-09-2018

Professores e alunos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participaram da palestra “Mobilizando Conhecimento para Geração de Riqueza por Meio da Inovação”, realizada na Coppe/UFRJ, no Rio de Janeiro, pelo Professor Emérito de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nivio Ziviani. Na ocasião, o professor contou sobre sua experiência na criação de startups dentro da universidade.

Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo, Canadá, Nivio Ziviani é cofundador e presidente do Conselho Tecnológico da empresa Kunumi, criada em 2016, que faz a ponte entre o mundo dos negócios e os avanços mais recentes de inteligência artificial. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Cientifico na classe Comendador, é autor do livro “Projeto de Algoritmos” e coautor de mais de 120 artigos técnicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação, aprendizado de máquina, redes neurais artificiais e áreas relacionadas.

“Nivio já criou diversas startups e as vendeu, posteriormente, para empresas como Google e UOL. Foi enriquecedor ouvir suas experiências empreendedoras e de como a universidade é um celeiro para novas empresas e novos negócios. Estamos em uma região propícia para o empreendedorismo e, enquanto Instituição de Ensino Superior, temos um grande potencial inovador e capacidade para nos tornarmos também um centro de referência”, avalia Mario Neto, professor do curso de Engenharia de Produção do UNIFESO.

Carolina Victória Campos, aluna do segundo período de Engenharia Civil, achou a experiência muito construtiva. Segundo a aluna, visitar as instalações da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por si só, já foi um privilégio. “O foco da palestra foi tecnologia e computação. Apesar de fazer engenharia civil, achei uma ótima oportunidade, pois pretendo focar em pesquisas inovadoras. Tecnologia, empreendedorismo e inovação caminham juntos”, disse.



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.