CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ORGÃOS




Engenharias realizam VI Semana Acadêmica aproximando estudantes do mercado de trabalho

26-10-2018

A Semana Acadêmica das Engenharias, evento unificado realizado pelas coordenações dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), tem como objetivo proporcionar aos discentes o contato com o mercado de trabalho e a apresentação de novas áreas e oportunidades profissionais por meio do intercâmbio de informações, através de profissionais internos e externos. Neste ano, o evento contou com uma série de atividades que contemplam oficinas, palestras e minicursos. O professor Heleno da Costa Miranda, coordenador do curso de Engenharia Civil e organizador do evento, destacou que “a programação tem muito a ver com o que os estudantes estão vendo no curso”.



Palestra da empresa Amanco desperta grande interesse dos acadêmicos

A primeira palestra, sobre a multinacional Amanco, deixou a casa cheia proporcionou um contato com equipamentos e novas tecnologias da área. O palestrante convidado foi Rafael Rodrigues, engenheiro de serviços técnicos, responsável pelas áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo, falando sobre reabilitação predial e inserindo os sistemas da Amanco neste tema. “A recuperação de edifícios antigos é um tema que ainda está muito em voga e o Retrofit (processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma) está evoluindo muito. Em minhas palestras, costumo comparar os sistemas mais novos com os sistemas mais antigos já existentes, que são normalmente mais utilizados”, disse o palestrante, apontando as vantagens que os sistemas novos podem trazer para os futuros engenheiros quando estiverem atuando no mercado de trabalho. 

O estudantes Luiz Filipe Figueiredo, do terceiro ano de Engenharia Civil, ressaltou a importância de estar em contato com grandes profissionais da área. “O CONFESO é uma grande organização do UNIFESO que traz conteúdos relevantes que acrescentam muito na aprendizagem”, elogiou. 



Estudantes apresentam pôsteres sobre Geologia de Engenharia

Nas Engenharias do UNIFESO, os estudantes são motivados a colocar em prática o conhecimento que vão adquirindo em sala de aula. O resultado são trabalhos de campo e projetos de pesquisa de qualidade, como o do estudante Marcos Monteiro, do terceiro ano de Engenharia Civil. Ele apresentou no CONFESO o estudo sobre Mapeamento Geotécnico do Bairro Panorama, em Teresópolis. “Selecionamos pontos de interesse geológico, analisamos esses pontos de acordo com o material e os caracterizamos. Foi uma experiência muito boa porque conseguimos conciliar o que vimos em sala com a prática profissional”, avaliou o acadêmico. 

Palestras e minicursos estimulam futuros engenheiros de produção a se tornarem grandes empreendedores da região

Entre as atividades do curso de Engenharia Civil, os estudantes puderam participar do SEBRAE Experience, atividade que leva os participantes a distinguirem as formas de aplicação do empreendedorismo, a compreender modelagem de negócios, entre outras lições levam a realizar projetos e transformar ideias em negócios. De acordo com o professor Rafael Murta, coordenador do curso de Engenharia de Produção, “a escolha da programação foi mais voltada para a aplicação da profissão aqui na região, mostrando aos alunos as oportunidades que eles têm por aqui, focando no empreendedorismo e no agronegócio”.