CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Dia da Cidadania integra acadêmicos do UNIFESO com comunidade

23-05-2018

Com uma programação voltada para a população de todas as idades, as diversas atividades nas áreas de Humanas e Sociais, Saúde e Tecnologia, promovidas pelos cursos de graduação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNFESO), chamaram a atenção dos transeuntes no Dia da Cidadania, ação realizada na Praça Santa Teresa, no dia 19 de maio.

Os estudantes, sob a supervisão dos professores, ofertaram serviços como aferição de pressão arterial; verificação de glicemia capilar; medição da circunferência abdominal; vacinação de animais; informações sobre o câncer diabetes, dores oriundas da coluna e hipertensão arterial; avaliação da saúde bucal; orientação jurídica e sobre empreendedorismo; esclarecimento sobre impostos e educação ambiental; demonstração de projetos de robótica; e apresentação em pôsteres de pesquisa de mapeamento geotécnico. As ações fazem parte da Semana da Cidadania, evento realizado de 14 a 20 de maio em diversos locais de Teresópolis, pelo Observatório Social de Teresópolis, com o apoio da Prefeitura, de empresas e instituições como o UNIFESO.

A estudante Isabela Serra, do segundo ano de Ciências Biológicas, falou sobre um projeto de jardim sensorial, desafiando as pessoas a acertarem as espécies através dos sentidos como olfato e tato, explicando as propriedades nutricionais das plantas.  Para ela, “nessas atividades aprendemos muito com o público, pois trocamos experiências diversas, como cada um prepara seu chá em casa, por exemplo. É um aprendizado gratificante”.

A professora Maria Terezinha Espinosa de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia, também marcou presença no evento, explanando junto aos alunos e professores do curso as práticas ambientais sustentáveis e as questões ligadas ao direito à Educação. “Também apresentamos uma exposição organizada a partir das problemáticas das pessoas atingidas pela tragédia de 2011”, contou Teresinha.

“São ações muito interessantes para conscientizar a população e servem de aprendizado para os estudantes enquanto futuros profissionais, pois se formam cidadãos, levando para a carreira uma experiência muito válida”, disse a aposentada Teresinha Brito enquanto observava a performance de um robô feito de lego, controlado por estudantes do curso de Ciência da Computação, que mostrava a inserção de tecnologia na área da Educação.

 



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.