CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ORGÃOS




Artigos da Engenharia de Produção do UNIFESO são aprovados para maior evento científico da área, o ENEGEP 2018

13-09-2018

“Fatores críticos de sucesso no Brasil: um panorama da pesquisa na Engenharia de Produção” e “Planejamento Estratégico como ferramenta de gestão para a microempresa: roteiro prático para um escritório de arquitetura e urbanismo”. Estes dois artigos foram aprovados para apresentação no XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP 2018), o maior evento científico da área. Os trabalhos são de autoria dos estudantes do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) Rodrigo Salgado Martuchelli e Pâmela Diniz Gomes, respectivamente. 

O trabalho desenvolvido por Rodrigo teve como objetivo central delinear um panorama do desenvolvimento científico brasileiro a respeito do tema "Fatores Críticos de Sucesso", de forma a identificar tendências e padrões nos estudos publicados ao longo dos últimos 15 anos. Segundo ele, “o artigo foi um derivado de resultados preliminares obtidos enquanto eu desenvolvia o meu TCC. Desta forma, pude contar com todo o auxílio e incentivo do meu professor-orientador Fernando Luiz Goldman”. Rodrigo contou ainda que submeteu o trabalho no evento “na busca por experiências capazes de enriquecer minha formação acadêmica que, além de possibilitar a expansão dos meus conhecimentos, também possa vir a contar como um diferencial no ingresso de uma futura pós-graduação". 

Já Pâmela buscou em seu trabalho apresentar um roteiro prático de Planejamento Estratégico, adaptado especificamente para atender as necessidades de gestão de uma microempresa do ramo de arquitetura e urbanismo. “Este artigo é fruto da primeira parte do meu TCC e foi desenvolvido a partir de uma experiência obtida no decorrer do estágio obrigatório na própria microempresa, objeto de estudo. O artigo traz um diagnóstico sistemático da empresa e do seu ambiente, no qual foi possível, de modo geral, estabelecer estratégias potencializadoras para as fortalezas e oportunidades identificadas, além de estratégias neutralizadoras para as fraquezas e ameaças encontradas”, contou a estudante. 

Pâmela afirmou acreditar que seu TCC é uma porta para abrir novas oportunidades. “E quando digo oportunidades não me refiro àquelas direcionadas somente à minha qualificação acadêmica e profissional, mas também à oportunidade do UNIFESO promover a qualidade do seu ensino por meio da publicação de trabalhos em eventos de grande repercussão, como é o caso do ENEGEP. Espero, com isso, inspirar outros estudantes a criarem novas oportunidades para si, para a Instituição da qual sempre farão parte, bem como para o meio acadêmico como um todo”, observou.