*Educação Permanente em Saúde, de Trabalho Educação e Saúde e de Metodologia Científica.
Coordenação: Prof. Claudio Rodrigues Corrêa
Horário: Sábados (Quinzenal)
Duração: 18 meses
Carga horária: 360 horas
Modalidade: Híbrido
Titulação: Especialista
Endereço: Campus Antonio Paulo Capanema de Souza
(Avenida Alberto Torres, 111 - Alto - Teresópolis/RJ - CEP: 25964-004)
Inscrições e Informações: Coordenação de Pós-Graduação
E-mail: posgraduacao@unifeso.edu.br
Telefone: (21) 2641-7044
18 parcelas de R$535,00
Para empreender e inovar nesta sociedade de ambientes, cada vez mais, voláteis e dinâmicos, o profissional deve estar atento às oportunidades e ameaças do mercado e seu equilíbrio com diversos setores da empresa. Ele precisa ter contato com várias áreas do conhecimento, dominando aspectos legais, contábeis e gerenciais, para contribuir com uma gestão de excelência na organização onde atua ou virá a atuar.
Nesta especialização, com foco nas práticas empresariais, o estudante será desafiado, por experientes professores e metodologias ativas, a ampliar a sua visão e a exercitar sua criatividade e capacidade de lidar com os desafios do dia a dia, a partir de indicadores, regulamentos e processos que subsidiam a tomada de decisão, contemplando os procedimentos e processos desde a abertura de um novo empreendimento até a captação e fidelização de clientes e novos mercados, no mundo físico e também no digital.
a) Graduados em geral que necessitem adquirir, atualizar ou ampliar conhecimentos e habilidades em Administração, Contabilidade e Direito para prosseguir carreira acadêmica ou profissional na iniciativa privada ou setor público.
b) Empreendedores, dirigentes, proprietários de médios e pequenos negócios que percebam a necessidade de adquirir, atualizar ou ampliar conhecimentos e habilidades em Administração, Contabilidade e Direito para vencer a concorrência, prolongar o tempo de vida de seus negócios, inovar em produtos e serviços ou ampliar sua atuação geográfica e fazer ajustes legais e jurídicos para tal.
c) Servidores públicos em todos os níveis e esferas de poder, civis ou militares que percebam a necessidade de adquirir, atualizar ou ampliar conhecimentos e habilidades em Administração, Contabilidade e Direito para investir em suas carreiras ou melhor conduzir suas atividades.
d) Empresários de médias e grandes empresas cujo número de funcionários com cargos de gestão (atual ou potencial) seja suficiente para formar uma turma e que percebam a necessidade de que seus colaboradores venham a adquirir, atualizar e/ou ampliar conhecimentos e habilidades em Administração, Contabilidade e Direito para melhor gestão ou crescimento do seu negócio.
e) Gestores (prefeitos, desembargadores, juízes etc.) públicos, militares ou civis em todos os níveis e esferas de poder e de instituições religiosas, organizações não governamentais cujo número de colaboradores com cargos de gestão (atual ou potencial) seja suficiente para formar uma turma e que percebam a necessidade de que seus colaboradores venham a adquirir, atualizar e/ou ampliar conhecimentos e habilidades em Administração, Contabilidade e Direito para investir em suas carreiras, melhor conduzir suas atividades de gestão e ampliar sua organização pública.
*As referências a turmas de funcionários dos itens d) e e) são para opção de oferta in company.
Posições de direção, gerência e supervisão em empresas de grande, médio e pequeno porte, escritórios de advocacia e contabilidade, consultorias de pequenas, médias e grandes empresas, organizações não governamentais e órgãos públicos.
O curso dispõe de excelente infraestrutura e a integração institucional permite o uso das instalações complementares de outros campi, como salas de multimídia, salas para estudos em grupo com TV e DVD e internet wifi em todos os ambientes, além do suporte on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
» Cenários de prática
• Estudos de casos;
• Simulações empresariais (Beer Game, por exemplo);
• Seminários.
Também serão desenvolvidas ferramentas de apoio à decisão gerencial em planilhas eletrônicas, garantindo que, ao finalizar o curso, o estudante seja capaz de aplicá-las imediatamente no negócio em que está inserido.
» Laboratório de Informática
• Atende a alunos e professores em suas atividades acadêmicas, pesquisas científicas, tecnológicas e outras atividades de interesse acadêmico do Unifeso.
» Sistema de bibliotecas
• Com mais de 70.000 títulos em seu acervo físico e virtual, acessível em ambiente on-line, além de cabines individuais equipadas para utilização de computadores com acesso à internet;
• Periódicos especializados.
Aperfeiçoar os estudantes pelo desenvolvimento de suas competências, habilidades e atitudes quanto ao empreendedorismo e à inovação em três eixos transversais: Administração, Contabilidade e Direito, capacitando-os quanto às modernas práticas, fenômenos e situações que envolvem as organizações do Século XXI nestas áreas do conhecimento.
O profissional estará apto a: compreender de forma sistêmica e crítica a realidade empresarial, sendo capaz de utilizar tecnologias e instrumentos legais, contábeis e gerenciais inovadores que atendam às exigências do mercado em uma sociedade globalizada e em constantes mudanças; aprender a empreender, desenvolver uma comunicação, a colaboração e o raciocínio criativo na solução de problemas para atuação nos diferentes níveis de complexidade das organizações públicas e privadas.
Empreendedorismo;
Legalização de Empresas;
Empresa e Aspectos Jurídicos;
Marketing;
Controladoria;
Direito, Novas Tecnologias e Propriedade Intelectual;
Planejamento e Gestão Operacional;
Gestão de Custos;
Gestão de Contratos;
Suprimentos e Logística;
Gestão Contábil;
Tributo e Consumo.
Aulas dinâmicas, em formato híbrido, com atividades práticas vivenciais alternadas, meio a meio, com a fundamentação teórica por EAD, consistente e contextual, ministradas em salas de aula e no Ambiente Virtual de Aprendizagem e voltadas para a área de Negócios, além da exposição permanente a situações problematizadoras do cotidiano profissional.
Prática vivencial - As disciplinas serão conduzidas com ênfase prática, criando condições para que o aluno possa perceber a aplicabilidade do conhecimento ao seu dia a dia nas organizações (públicas ou privadas) do entorno geográfico onde atuam ou poderão atuar.
Mosaico customizável - O formato de mosaico permite também que o curso possa ser customizado ao perfil de públicos-alvo diversos para possibilitar maior aderência às demandas locais e regionais. Isso será ajustado tanto para atender a composição heterogênea de uma turma regular quanto para uma determinada empresa, organização social, prefeitura ou órgão público que o contrate especificamente para seus funcionários.
Corpo docente - O curso foi concebido e será lecionado por professores experientes com anos de atuação no mercado de bens e serviços na iniciativa privada e na gestão pública.
Networking regional - O design educacional e profissional permitirá um ambiente altamente promotor de networking regional para os estudantes, como forma de alavancar sua projeção profissional e pessoal.
Participação em lucros - Serão abordados conteúdos que tratem dos aspectos motivacionais, legais, tributários e contábeis da participação ativa de colaboradores na gestão e nos lucros das empresas, os quais serão ensinados, considerando a experiência prática dos negócios e da cultura empresarial local.
Empresas e negócios – Governo Federal
Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br
http://www.finep.gov.br/
Startup RIO - Governo do Estado do RJ
www.startuprio.rj.gov.br
Associação Brasileira de Startups
www.abstartups.com.br
Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro
http://www.crc.org.br/
Ordem dos Advogados – OABRJ
https://www.oabrj.org.br/
Conselho Federal de Administração
https://cfa.org.br/
Estudos de Casos Empresariais
http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvcasos/about
Bases conceituais. Empreendedorismo e Inovação Social. Intraempreendedorismo. Empreendedorismo de startup. Perfil do empreendedor e atitude empreendedora. Design Thinking como ferramenta de inovação e empreendedorismo. Cenários, viabilidade e plano de negócio ou projeto a partir do modelo Canvas.
Requisitos e impedimentos pessoais. Formas de sociedade. Contrato social. Consultas prévias. Inscrições municipal, estadual e federal. Enquadramentos fiscais. Licenças para funcionamento. Incentivos fiscais.
Empresa. Empresário. Estabelecimento empresarial e suas aplicações no mercado. Microempresa. Empresa de Pequeno Porte. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Microempreendedor Individual. Ponto e locação. Direito de concorrência.
Novos ambientes de negócios. Novos perfis e comportamentos de clientes. Bases de segmentação e formação de nichos. Personalização e fidelidade. Marketing de Relacionamento , Direto, de Permissão e Um a Um. Customer Relationship Management. Mobile Marketing. E-Commerce e vendas por mídias digitais.
Funções da Controladoria. Controles internos. Avaliação de desempenho. Ferramentas de gestão: Balanced Scorecard, Custeio ABC, EBTIDA. Gestão de tesouraria. Planejamento orçamentário. Fluxo de caixa. Projeção de resultados.
Direito da informação e da telecomunicação. Direito Digital, Marco Civil da Internet e Lei Geral de Proteção de Dados. Proteção de Dados. Propriedade Intelectual e o INPI. Segredo industrial.
Planejamento e gestão do ambiente organizacional. Análise, diagnóstico e racionalização de estruturas, processos e fluxos. Definição de layout, dimensionamento e posicionamento da força de trabalho. Construção e proposição de instrumentos de controle.
Conceitos de despesa, custo e investimento. Custos e despesas diretos e indiretos, fixos e variáveis. Gestão de custos de estoque. Formação de preços. Ponto de equilíbrio. Principais erros na gestão de custos. Impacto dos custos na rentabilidade.
Empregado e empregador. Função social da empresa. Espécies de contratos de trabalho. Alteração, interrupção, suspensão e extinção. Compensação e prorrogação. Banco de horas. Salário e remuneração. Acordo extrajudicial. Acidente de trabalho.
A evolução do conceito de logística e o Supply Chain Management. Atividades da logística. A distribuição física e a administração de materiais. Gestão de estoque e armazenagem. Gestão de compras e seleção de fornecedores.
Registros contábeis. Aspectos Fiscais. Geração e contabilização dos fatos contábeis. Incidência e metodologia de apuração de tributos. Poder informacional dos relatórios contábeis na gestão das empresas.
Sistema tributário nacional. A tributação das Pessoas Jurídicas. A tributação na área digital. Contratos no direito privado. Interpretação, revisão e extinção contratual. Relações de consumo. Consumidor e fornecedor. Produto e serviço. Práticas comerciais.
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