*Educação Permanente em Saúde, de Trabalho Educação e Saúde e de Metodologia Científica.
Coordenadora: Profa. MSc. Nathalia Quintella Suarez Mouteira
Horário: Sábados (quinzenais) – 8h às 18h
Endereço: Campus Antonio Paulo Capanema de Souza
(Avenida Alberto Torres, 111 - Alto - Teresópolis/RJ - CEP: 25964-004)
Inscrições: Site
Informações: Coordenação de Pós-Graduação
E-mail: posgraduacao@unifeso.edu.br
Telefone: (21) 2641-7044
Duração: 18 meses
Carga horária: 360h
Titulação: Especialista
EDITAL - PÓS-GRADUAÇÃO GERAL 2023-1
Atos Autorizativos dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu
Edital de Prorrogação da Pós-Graduação 2023.1
Portaria de Rematrícula de Pós Graduação 2023
18 parcelas de R$ 420,00
A educação de estudantes com deficiência exige dos educadores habilidade para compreenderem as necessidades dos discentes e promoverem a construção de conhecimentos na perspectiva da Educação Inclusiva, fundada na valorização da diversidade e na garantia do direito à educação de qualidade para todos.
Neste âmbito, o Curso de Especialização em Educação Inclusiva propicia a discussão de aspectos éticos, políticos e educacionais da inclusão da pessoa com necessidades especiais. Entre os temas abordados, destacam-se a política educacional brasileira para a pessoa com deficiência, as características e a relação entre a escola e a comunidade. As aulas são interativas e promovem atividades como vivência em contextos educacionais, elaboração de projetos, práticas de intervenção pedagógica e participação em palestras com profissionais de renome, que possibilitam a construção da relação entre a teoria e a prática.
O curso é destinado a profissionais graduados que já atuam na área da Educação e fazem uso da educação inclusiva, bem como aqueles de outras áreas do conhecimento que pretendam conhecer e/ou atuar com educação inclusiva.
O egresso será capaz de conhecer as dificuldades dos estudantes com necessidades educacionais especiais; Reconhecer as diferenças das síndromes apresentadas durante o curso; Facilitar a promoção da inclusão de deficientes na comunidade escolar e extraescolar, nas discussões e reflexões sobre a educação científica, tendo como base a Educação Básica interdisciplinar, estando apto para atuar no planejamento e na operação em escolas de Ensino Fundamental e Médio, em instituições de Ensino Superior, em cursos, academias, clubes e demais áreas com atividades que requeiram a inclusão.
O curso dispõe de excelente infraestrutura e a integração institucional permite o uso das instalações complementares, como salas de multimídia, salas para estudos em grupo com TV e DVD e internet wi-fi em todos os ambientes, além do suporte on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
» Cenários de prática
• Estudos de casos;
• Seminários.
» Laboratório de Informática
• Atende a alunos e professores em suas atividades acadêmicas, pesquisas científicas, tecnológicas e outras atividades de interesse acadêmico do Unifeso.
» Sistema de bibliotecas
• Com mais de 70.000 títulos em seus acervos físico e virtual, acessível em ambiente on-line, além de cabines individuais equipadas para utilização de computadores com acesso à internet;
• Periódicos especializados.
Geral:
Contribuir para a promoção da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na comunidade escolar e extraescolar por meio de discussões e reflexões sobre a educação científica, tendo como base a Educação e a diversidade, se constituindo em fator de desenvolvimento de habilidades para o exercício pleno da cidadania, além de estimular o desenvolvimento de atividades que possibilitem a integração comunidade - universidade - escolas, no processo de educação inclusiva.
Específicos:
O estudante será capaz de conhecer as dificuldades dos alunos com necessidades educacionais especiais; Reconhecer as diferenças das síndromes apresentadas durante o curso; Facilitar a promoção da inclusão de deficientes na comunidade escolar e extraescolar nas discussões e reflexões sobre a educação científica tendo como base a Educação Básica interdisciplinar.
O curso terá aulas expositivas participativas, larga utilização de metodologias ativas, com uso de laboratórios, vídeos legendados, conteúdos através de ambiente virtual de aprendizagem, oficinas e palestras com convidados externos.
Serão desenvolvidos trabalhos que traduzam a realidade a ser encontrada pelos egressos.
A proposta do TCC será a realização de um projeto de intervenção para a realidade dos estudantes.
» Legislação e políticas públicas em educação inclusiva;
» Diversidade na aprendizagem das pessoas com necessidades especiais;
»Necessidades Educacionais Especiais I: Formação para educação básica;
» Língua Brasileira de Sinais.
»Fundamentos históricos, biológicos e legais;
»Desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência: Cognitivo, afetivo e social;
»Necessidades Educacionais Especiais II: Formação para o Ensino Superior;
» Braille.
»Metodologia da Pesquisa;
»Fundamentos teóricos e metodológicos da inclusão;
»Estratégias Pedagógicas Interdisciplinares Inclusivas;
» Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
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