*Educação Permanente em Saúde, de Trabalho Educação e Saúde e de Metodologia Científica.
Coordenador: Prof. Dr. Evandro Tinoco Mesquita
Endereço: Campus Antonio Paulo Capanema de Souza
(Avenida Alberto Torres, 111 - Alto - Teresópolis/RJ - CEP: 25964-004)
Inscrições e informações: Coordenação de Pós-graduação
E-mail: posgraduacao@unifeso.edu.br
Telefone: (21) 2641-7044
Duração: 12 meses
Carga horária:
Titulação: Pós-graduação em Cardiometabologia
12 parcelas de R$ 4.125,00
*Para ingressantes em 2023
Em breve
O Unifeso promove seus cursos na área da saúde, com o objetivo principal de formar, aprimorar e aperfeiçoar as competências profissionais, capacitando para o novo ramo interdisciplinar da Cardiometabologia.
A doença cardiovascular e as condições cardiometabólicas são as principais causas de morte no mundo e, certamente, a pandemia da Covid-19 promoveu um acréscimo no número de novos casos e o aumento da demanda, o que gerou uma maior preocupação com o desperdício de recursos e a valoração de conhecimentos científicos baseados em evidências e no uso das ferramentas digitais.
Portanto, formar novos profissionais com o "mindset" para liderar o cuidado cardiometabólico, através de equipes multiprofissionais, desde a atenção primária, passando pelo domicílio do paciente até chegar aos hospitais, oferecendo cuidado integrado e melhorias dos desfechos clínicos.
Para isso, utilizar novos saberes apoiados por tecnologias disruptivas é o principal direcionador para a criação desta inédita Pós-graduação focada nas necessidades dos pacientes cardiometabólicos 4.0.
O curso é destinado a profissionais graduados em Medicina que tenham interesse em atuar em Cardiometabologia como pós-graduação, capacitando-os nos domínios dessa emergente disciplina.
Para médicos estrangeiros só será permitida a inscrição e a realização do curso mediante apresentação do Certificado do Exame REVALIDA.
Este curso de Cardiometabologia para médicos não dá ao egresso o título de especialista nesta nova área.
Medicina Interna – Medicina de Família – Ginecologia e Obstetrícia – Cardiologia – Cardiometabologia – Obesidade – Endocrinologia – Nefrologia – Medicina do Estilo de Vida – Medicina Digital
OBJETIVO GERAL:
Formar líderes médicos com a visão da Medicina Cardiometabólica, conduzindo pacientes à melhoria em seus desfechos e à qualidade de vida ao longo da sua jornada do útero ao nascimento, infância e adolescência, vida adulta e durante o envelhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Profissional capaz de construir e gerenciar unidades cardiometabólicas e liderar equipes multidisciplinares, de forma a promover o cuidado integrado para o enfrentamento dessa emergente epidemia cardiometabólica.
Metodologias ativas baseadas em estudos de casos, discussões e apresentações
de seminários.
Disciplina 1 – Introdução a Cardiometabologia (40 horas)
Pretende estabelecer as bases clínica-epidemiológica que levaram ao segmento dessa nova área do conhecimento, que une saberes de diferentes disciplinas da área da Saúde. A disciplina busca explorar os aspectos contemporâneos da Síndrome Cardiometabólica Crônica (SCMC) e suas conexões com o contexto das sindemias e da Covid-19.
Disciplina 2 - Cardiologia Geral (40 horas)
As doenças cardiovasculares comumente se associam com a síndrome cardiometabólica crônica, frequentemente como complicações decorrentes da obesidade, da hipoglicemia e da dislipidemia. Ao atuar identificando precocemente os fatores de risco cardiovascular ou a presença subclínica da doença cardiovascular e particularmente a doença aterosclerótica coronária, podemos reduzir mortes prematuras pelas doenças cardíacas e essa é uma das principais ações do especialista em medicina cardiometabólica.
Disciplina 3 – O profissional Médico na Era da Medicina Cardiometabólica Digital (40 horas)
O sucesso no cuidado do paciente cardiometabólico é um desafio para os profissionais de saúde e para os sistemas público e privado. O líder digital, com o apoio das novas tecnologias, tem um papel de transformar a saúde cardiometabólica em nosso país e promover mudanças no modelo assistencial.
Disciplina 4 – Tópicos Avançados em Cardiometabolismo (40 horas)
A síndrome Cardiometabólica é hoje uma área de investigação translacional onde a microbiota, o trato intestinal e a interação cérebro-mente-tubo digestivo, é uma nova fronteira. Este novo profissional deve ter uma visão holística da fisiologia integrativa e do papel da interdisciplinaridade.
Disciplina 5 – Nefrologia e a Síndrome Cardiometabólica (40 horas)
A doença Cardiometabólica é uma importante causa da epidemia da Doença Renal Crônica (DRC) e as complicações cardiovasculares representam a principal causa de morbimortalidade entre os portadores de DRC. Por isso, o curso busca mapear o risco/estrutura, em cada paciente com síndrome Cardiometabólica e definir uma estratégia individualizada para evitar a progressão da DRC.
Disciplina 6 – Obesidade (40 horas)
A obesidade na última década passou a ser definida como uma doença crônica ocasionada por diferentes fatores ambientais, socioeconômicos, culturais e genéticos. Ao lado disso, novas intervenções farmacológicas e não medicamentosas, tais como, a cirurgia bariátrica/ metabólica, mudaram a perspectiva do paciente de controlar efetivamente essa condição crônica e multirresistência, que envolve a prevenção e os cuidados integrados e especializados.
Disciplina 7 – Endocrinologia e Distúrbios Metabólicos (40 horas)
A endocrinologia e as disfunções no eixo hormonal e metabólico são as bases para a integração com as doenças cardíacas. Essas anormalidades podem ser identificadas, a partir do fenótipo clínico ou através da detecção de alteração dos níveis hormonais em condições basais ou frente a estresses fisiológicos, e ter suas anormalidades anatômicas corroboradas por métodos de imagens. O especialista em cardiometabologia agrega esses conhecimentos para a identificação precoce e organiza uma abordagem individualizada e integrada.
Disciplina 8 – Emergências Cardiometabólicas - Módulo Teórico-Prático/ Simulação (40 Horas)
https://www.portal.cardiol.br/
https://diabetes.org.br/
https://www.endocrino.org.br/
https://abran.org.br/
O Unifeso promove seus cursos na área da Saúde para atender profissionais da área e outros afins, com o objetivo principal de formar, aprimorar e aperfeiçoar suas competências; e auxilia no desenvolvimento de profissionais médicos para o novo ramo interdisciplinar da Cardiologiametabologia.
A doença cardiovascular e as condições cardiometabólicas são as principais causas de morte no mundo e certamente a pandemia da Covid-19 promoveu um acréscimo do número de novos casos e o aumento da demanda do cuidado cardiometabólico e por intervenções no estilo de vida que, necessariamente, passarão por profundas transformações, envolvendo uma maior preocupação com o desperdício de recursos, valoração da geração do emprego de conhecimentos científicos baseados em evidências e do uso das ferramentas e tecnologias digitais.
Portanto, formar novos profissionais com o mindset para liderar o cuidado cardiometabólico, através de equipes multiprofissionais desde a atenção primária, passando pelo domicílio do paciente até chegar aos hospitais, oferecendo cuidado integrado e melhoria dos desfechos clínicos. Para isso, utilizar novos saberes, apoiados por tecnologias disruptivas, é o principal direcionador para a criação desta inédita Pós-graduação focada nas necessidades dos pacientes cardiometabólicos 4.0.
Introdução à Cardiometabologia
Cardiologia Geral
O Profissional Médico na Era da Medicina Cardiometabólica Digital
Tópicos Avançados em Cardiometabolismo: Cardio-Oncologia, Cardioreumatologia, Cardio-Obstetrícia e Cardiopediatria
Nefrologia e a Síndrome Cardiometabólica
Obesidade
Endocrinologia e Distúrbios Metabólicos
TCC
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.